Justiça Itinerante do MS realizará cerca de 200 dias de atendimento em 2009

Compartilhe

A Justiça Itinerante do Mato Grossso do Sul já realizou 38 dias de atendimento nos bairros de Campo Grande. Até o final do ano, estão programadas para ocorrer quase duzentas visitas dos ônibus da Itinerante, os quais percorrem os bairros periféricos atendendo as demandas judiciais dos cidadãos, sem que eles tenham a necessidade de se dirigir ao centro da cidade. O serviço, oferecido pela justiça sul-mato-grossense, pretende conciliar todos os tipos de ações e quando não há acordo, é encaminhada então uma ação para solucionar o conflito.

As grandes procuras pelo atendimento da Justiça Itinerante são quanto à conversão de união estável em civil, divórcios e pensão alimentícia. Quanto à movimentação total, neste mês de janeiro, de acordo com o Relatório de Movimentação Forense, foram iniciados 441 processos; 245 ações foram desarquivadas; 24 processos suspensos foram reativados e 265 foram remetidos. Alguns dados que demonstram a grande procura da população pelo serviço.

Neste mês de fevereiro, o ônibus da justiça itinerante estará ainda nos bairros Moreninhas; Universitário/Campina Verde; Vila Nasser; Vila Piratininga; Aero Rancho; Cophavila II; entre outros. Para conferir o calendário completo das duas unidades da Justiça Itinerante, acesse o Portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, por meio do link “Serviços”; “Justiça Itinerante” e confira a programação para o seu bairro.

A Justiça Itinerante é formada por dois ônibus que percorrem os bairros periféricos da Capital atendendo as demandas judiciais dos cidadãos, sem que eles tenham que se dirigir ao centro da cidade. O serviço, oferecido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, por meio da 8ª Vara do Juizado Especial, busca conciliar todos os tipos de ações e quando não há acordo encaminha como ação para solucionar o conflito.

Para usar o serviço, basta se dirigir até a unidade volante, no dia do atendimento, com todos os documentos em mãos e, se possível, com a outra parte envolvida no conflito. Quando não é possível, pode marcar a audiência, que na próxima visita a outra parte estará no ônibus por intimação da justiça. Havendo acordo, o juiz homologa a decisão, que tem valor jurídico idêntico ao de uma ação comum. O cartório da Justiça Itinerante está localizado na Avenida Bandeirantes, 2261.

 Fonte: Assessoria de Comunicação TJMS