Justiça Federal une esforços para aprimorar o PJe com foco na experiência do usuário

Você está visualizando atualmente Justiça Federal une esforços para aprimorar o PJe com foco na experiência do usuário
Compartilhe

Magistrados e servidores dos Tribunais Regionais Federais das 1ª, 3ª e 5ª Regiões se reuniram no 1º Encontro PJe, no período de 19 a 21 de junho, para trocar conhecimentos e experiências relacionadas ao uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe).

Na ocasião, diversos temas foram discutidos e, diante do interesse das Cortes no aprimoramento contínuo do PJe – com novas automações, funcionalidades e melhorias no desempenho e na usabilidade –, as considerações do grupo foram colocadas em uma Carta, a ser direcionada para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para os participantes do encontro, a evolução e o aperfeiçoamento do Processo Judicial Eletrônico devem privilegiar a experiência do usuário, com melhorias contínuas na usabilidade e na performance do sistema. Além disso, as soluções desenvolvidas devem ter como referência a versão nacional do PJe e a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br).

De acordo com o documento, a colaboração das equipes técnicas para melhoria do PJe e da PDPJ-Br pode ocorrer em diversos pontos, tais como coleta de metadados para automação de tarefas repetitivas e redução de erros na alimentação do sistema; fortalecimento das camadas de proteção do sistema; melhoria de estabilidade e performance do sistema; criação de canais mais rápidos e eficientes de comunicação e a propositura de soluções de interesse comum, em atuação conjunta com o CNJ; prospecção, contratação, desenvolvimento e uso de soluções com inteligência artificial, entre outros.

E, para manter a colaboração e a troca de conhecimentos e de boas práticas, os TRFs que utilizam o PJe criarão canais permanentes de comunicação e realizarão periodicamente reuniões e encontros presenciais.

Acesse a íntegra da Carta do 1º Encontro PJe no formato PDF neste link.

Participantes

Pelo TRF1, estiveram no Encontro o juiz federal em auxílio à Corregedoria Náiber Pontes de Almeida, gestor dos Sistemas Judiciais da 1ª Região, e os servidores: Lucio Melre da Silva, diretor da Secretaria de Tecnologia de Informação (Secin); Marcos Barbosa Andrade, diretor da Coordenadoria de Sistemas de Informação (Cosis); Leon Rafael Albernaz Mundim, diretor da Divisão de Operação de Centros de Dados (Diope); Janderson Casado de Vasconcelos, diretor de Divisão de Projetos de Sistemas (Dipsi); e Erick Gama Touret de Faria, diretor da Divisão de Apoio do Processo Judicial Eletrônico (DiPJe).

As outras Cortes Regionais foram representadas pelos desembargadores federais Daldice Santana (TRF3) e Rubens Canuto (TRF5) e pelo juiz federal Caio Moysés de Lima (TRF3), além de servidores das áreas de tecnologia da informação das 3ª e 5ª Regiões.

Fonte: TRF1

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados