Compreender a nova realidade pessoal e profissional trazida pela pandemia tornou-se um dos grandes desafios do momento. Com o objetivo de levar à reflexão sobre o tema, a Justiça Federal do Rio de Janeiro (JFRJ), unidade do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), realiza o “1º Congresso Virtual da SJRJ: Ressignificar a Vida e o Trabalho”.
O evento gratuito será realizado de 16 a 19 de novembro, das 16h às 19h, com transmissão pelo canal da JFRJ no YouTube. A programação foi elaborada a partir da análise das principais questões e temas identificados ao longo de 2020, nas diversas ações educacionais, reuniões e sessões do Laboratório de Inovação.
A partir da palavra ressignificar, surgiu a ideia central para a organização do evento. “A ideia aponta para nossa capacidade de dar sentido e significado a nossa realidade, seja ela qual for. O Congresso, portanto, provoca essa nossa capacidade de ressignificar em dois grandes eixos: o trabalho e a vida. Daí surgiram os grandes temas: Ressignificar a Justiça (o papel do Judiciário nessa nova realidade, o desafio da humanização na execução de mandados); Ressignificar a ligação entre gestão, jurisdição e tecnologia; Ressignificar as relações (o problema do acesso à justiça, os desafios da gestão e da equipe, o tempo e a capacidade de trabalho); Ressignificar a vida (a questão da saúde, a dinâmica familiar e a reflexão ampla sobre o sentido do nosso modo de vida)”, afirmou o supervisor da área de Capacitação e Desenvolvimento da Subsecretaria de Gestão de Pessoas da JFRJ, Luiz Cassano.
Entre os palestrantes, estão o juiz federal e secretário-geral do CNJ, mestre e doutor em Direito Público, Valter Shuenquener, o juiz federal da 3ª Vara Federal da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, Marco Bruno Miranda, a conselheira do CNJ e presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento dos ODS da Agenda 2030 da ONU, Maria Tereza Uille Gomes, a juíza estadual do Rio de Janeiro e escritora, Andrea Pachá, e o filósofo e escritor, Luis Felipe Pondé, entre outros.
Fonte: TRF2