Justiça Federal na Paraíba adere novamente ao movimento Novembro Azul

Você está visualizando atualmente Justiça Federal na Paraíba adere novamente ao movimento Novembro Azul
Compartilhe

Pelo quarto ano consecutivo, a Justiça Federal na Paraíba aderiu ao movimento mundial contra o câncer de próstata, denominado Novembro Azul. Durante todo este mês, a fachada da sede da Seção Judiciária paraibana, no Brisamar, permanecerá iluminada com a cor azul, destacando sua participação na campanha.

O movimento Novembro Azul tem por finalidade alertar os homens sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata. A campanha teve início nos Estados Unidos, onde leva o nome de Movember – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro) – e faz referência, também, ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro.

O exame preventivo é de fundamental importância, uma vez que na maioria dos casos a doença não manifesta sintomas imediatos. Quando eles são percebidos, é provável que o câncer já esteja em um estágio mais avançado. Assim, qualquer dificuldade para urinar ou necessidade de urinar demasiadamente durante o dia ou à noite deve ser relatada ao urologista e ter sua causa diagnosticada.

No Brasil, esse tipo de câncer é um dos mais comuns entre os homens, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Especialistas recomendam que o primeiro exame de próstata seja feito aos 45 anos. Havendo histórico familiar da doença, é aconselhável que o médico seja procurado a partir dos 40 anos de idade.

Fonte: JFPB