Justiça Federal do RS contará com Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania

Compartilhe

A Justiça Federal do RS inaugura hoje, às 11h, em Novo Hamburgo, e às 17h, em Caxias do Sul, os primeiros Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon). As cerimônias contarão com a presença dos desembargadores federais Vilson Darós, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), e Álvaro Junqueira, coordenador do Sistema de Conciliação (Sistcon) do tribunal, e dos juízes federais Marcelo De Nardi, diretor do Foro da Seção Judiciária do RS, e Jurandi Borges Pinheiro, coordenador do Sistcon no RS. As novas unidades, que foram criadas a partir da Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Resolução nº 15 do TRF4, substituirão as atuais Centrais de Conciliação (Cecon) que funcionam nas três Seções Judiciárias da Região Sul.

Os Cejuscon serão especializados em atividades de solução de conflitos, pré-processuais e processuais, e atendimento e orientação à cidadania.
Competirá a eles buscar, mediante a negociação, a solução de questões cíveis, administrativas, fiscais, previdenciárias e outras questões passíveis de acordo através de mutirões de conciliação.

Inicialmente, serão instalados Centros em cinco sedes da JF no estado:
Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Além disso, a Central de Conciliação que já funcionava na Subseção de Porto Alegre também será transformada em Cejuscon.

Serviço:

Justiça Federal de Novo Hamburgo
Rua Bayard de Toledo Mércio, 220 – Bairro: Bairro Canudos Horário da solenidade: 11 horas

Justiça Federal de Caxias do Sul
Rua Dr. Montaury nº 241 – 2º andar – Bairro: Madureira Horário da solenidade: 17 horas

Fonte: Comunicação Social/TRF4