Justiça Eleitoral paulista inaugura exposição de fotos de ação em aldeias indígenas

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral paulista inaugura exposição de fotos de ação em aldeias indígenas
Criança da aldeia Renascer, em Ubatuba, interage com urna eletrônica - Foto: Paulo Eberlein/TRE-SP
Compartilhe

Na semana do Dia dos Povos Indígenas, que se comemora dia 19 de abril, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) inaugura uma exposição fotográfica com imagens captadas durante as ações do seu Programa de Inclusão Político-Eleitoral. O objetivo do projeto é atender pessoas que vivem em locais de difícil acesso, como aldeias indígenas, quilombos, assentamentos rurais e comunidades caiçaras, para que elas possam votar e participar das decisões do país.

O título da exposição, chamada “Motirô”, é uma palavra tupi-guarani que significa “reunir pessoas para colheita ou construção de algo para a coletividade, sempre ajudando uns aos outros”. De acordo com o texto da exposição, “o nome escolhido traduz perfeitamente a cooperação e esforços conjuntos de todos os órgãos e instituições que participam do Programa de Inclusão Político-Eleitoral, de forma a proporcionar cidadania e direitos humanos para todos os atendidos”.

“Esse projeto tem um significado de inclusão social e de cidadania. Nas visitas, percebemos que a presença da Justiça Eleitoral é muito relevante. Além disso, levamos junto muitos órgãos parceiros, como Poupatempo, Junta Militar, Defensoria Pública. E os outros órgãos que participam também sentem a importância de se aproximar cada vez mais dessas comunidades, pois elas ficam realmente isoladas, os serviços públicos não chegam até elas. E precisamos fazer um esforço de nos deslocar até essas comunidades para levar cidadania para essas pessoas”, afirma a secretária de Planejamento Estratégico e de Eleições do TRE-SP, Regina Rufino, responsável pelo programa.

Desde o começo do projeto, em março de 2022, 1.831 pessoas, em 129 comunidades em diversas regiões do estado, puderam tirar o título ou regularizar a sua situação eleitoral.

“O objetivo do Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP é atingir o ideal da democracia: cada pessoa, um voto”, resume o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes.

Motirô

A exposição conta com 35 fotos feitas pelo coordenador de Gestão de Imóveis do TRE-SP, Paulo Eberlein, em ações do programa nas aldeias Rio Silveira, em Bertioga, e Renascer e Boa Vista, em Ubatuba, em agosto e outubro de 2023. Apaixonado por fotografia desde 2000, ele já ganhou diversos prêmios e teve imagens exibidas em mostras no Museu da Imagem e do Som (MIS) e no Sesc, entre outros espaços. Pela sua experiência, foi convidado para produzir um material fotográfico como memória do programa para a Justiça Eleitoral paulista.

“Procurei transmitir, além das atividades do projeto, um pouco das características e da cultura local de seus moradores, o interesse que as urnas eletrônicas despertam nos adultos e crianças”, conta Eberlein. “Foi uma oportunidade incrível poder conhecer e participar do projeto mais de perto, ter acesso às comunidades isoladas no estado de São Paulo. Registrar e fotografar o trabalho dos nossos colegas foi extremamente gratificante.”

A exposição acontece até 30 de abril, no Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, localizado no saguão da sede do TRE-SP.

Exposição “Motirô”

Onde: Espaço Democrático Poeta Paulo Bomfim, no térreo da sede do TRE-SP (Rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista)
Quando: 17 a 30 de abril, das 12h às 18h

Fonte: TRE-SP

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais