Mais de 22 mil atendimentos foram realizados pelos cartórios eleitorais durante ações itinerantes do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). De janeiro a maio, eleitoras e eleitores de diversos locais diferentes do estado tiveram acesso aos serviços e puderam regularizar sua situação eleitoral ou emitir o primeiro título.
Ao todo foram realizados 22.957 atendimentos até o fechamento do cadastro eleitoral, encerrado no último dia 8 de maio. Conforme balanço de dados da instituição, após o fechamento, o Estado do Tocantins conta com 1.172.551 eleitoras e eleitores. Dentro deste quantitativo, Palmas, capital do estado, registra 207.737 palmenses aptos a participarem do pleito eleitoral que acontece em outubro.
O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, afirmou que a realização dos atendimentos itinerantes é essencial para a manutenção da democracia em nosso país. “Esses serviços aproximam a Justiça Eleitoral das cidadãs e cidadãos, garantindo que todas e todos, independentemente de sua localização, possam exercer seu direito ao voto. Assim, fortalecemos a participação popular e asseguramos a legitimidade do processo eleitoral”, declarou o magistrado.
Atendimento itinerante
Visando oportunizar que mais pessoas participassem do processo eleitoral, a Justiça Eleitoral do Tocantins planejou e realizou atendimento itinerante nos municípios do estado, com fácil acesso e mais proximidade dos serviços ofertados, assim como também permitiu o exercício da democracia e igualdade de direitos para toda a população. Essa ação é parte integrante do Planejamento das Eleições Municipais de 2024.
Prestação de serviços às comunidades
Os atendimentos itinerantes também fazem parte do grupo de programas permanentes do TRE-TO, que descentraliza as atividades realizadas somente nos cartórios das Zonas Eleitorais, disponibilizando os serviços em pontos estratégicos nos municípios, estreitando os caminhos para a eleitora e eleitor regularizem suas pendências.
A iniciativa do TRE-TO permite que todo eleitorado tenha acesso a serviços como o alistamento eleitoral, regularização, impressão de 2ª via, transferência de título e emissão de certidões.