Justiça Eleitoral do Tocantins faz descarte ecológico de 16,8 toneladas de urnas eletrônicas

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral do Tocantins  faz descarte ecológico de 16,8 toneladas de urnas eletrônicas
Foto: Carlos Eller (Ascom/TRE-TO)
Compartilhe

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) enviou para descarte ecológico 2.007 urnas eletrônicas, modelo 2009, totalizando 16,8 toneladas disponibilizadas na manhã desta segunda-feira, 5. As urnas, baterias e materiais correlatos, ou seja, suprimentos necessários para seu funcionamento, estão sendo recolhidos pela empresa NGB Recuperação e Comércio de Metais, da Central de Urnas do tribunal.

O presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destaca que esses procedimentos exigidos são necessários para melhoria do processo eleitoral, garantindo uma destinação ambientalmente adequada. “Aprimorar políticas e práticas de sustentabilidade é um dos objetivos estratégicos do TRE-TO, e o descarte desse lixo eletrônico é feito com grande cuidado, atendendo a essa meta. Com esse processo de substituição, estamos abrindo espaço para a chegada de novos dispositivos, mais modernos e que garantem ainda mais segurança e transparência no processo democrático”, declarou o magistrado.

Para o assistente de chefia da Seção de Voto Informatizado e Urnas Eletrônicas (Sevue), Renato Beserra dos Reis, as urnas eletrônicas são equipamentos de alta segurança e contém dados muito delicados. “Então essas urnas são propriedade da Justiça Eleitoral e devem ser descartadas de forma segura, garantido que não seja usada por terceiros. Ao serem recicladas garantimos esse padrão, além de darmos a ela uma destinação correta, sem agredir o meio ambiente”, afirmou o servidor, responsável pelo processo de descarte.

Materiais descartados

Após recolhidas, as urnas e os suprimentos, que totalizou 16.830 quilos, será feito o desmonte e separação dos materiais para reciclagem, como metal, plástico, placas (com mais probabilidade de ter metais nobres), restos de bobinas e bobinas danificadas, cabos e extensões, embalagem de papelão danificadas, borrachas, dentre outros.

Troca dos dispositivos por unidades mais avançadas

A vida útil de uma urna eletrônica é de dez anos. Depois desse tempo de uso elas são trocadas por dispositivos mais avançados e modernos, como é o caso das urnas eletrônicas modelo 2020 e 2022, que serão os modelos utilizados nas eleições municipais de 2024.

O Tocantins, recebeu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2023, (meses de agosto e setembro) duas remessas de urnas eletrônicas modelo 2022, com 2 mil unidades. E aguarda receber em breve, 919 urnas que totalizarão 4.924 mil unidades disponíveis para os pleitos. Ressaltando que destas, 2.005 são urnas eletrônicas modelo 2020, que já estavam nas dependências do tribunal tocantinense.

Fonte: TRE-TO

Macrodesafio - Promoção da Sustentabilidade