Justiça eleitoral do Paraná realiza ações para a inclusão de eleitores com deficiência

Você está visualizando atualmente Justiça eleitoral do Paraná realiza ações para a inclusão de eleitores com deficiência
Foto: Ascom TRE-PR
Compartilhe

No início deste mês, a cantora carioca Sara Bentes, a voz do recurso de acessibilidade das urnas eletrônicas, veio à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba, participar de ações de acessibilidade. Entre as iniciativas estão a gravação de um clipe para incentivar a inscrição de pessoas com deficiência (PcDs) como mesárias nas eleições e o lançamento de um projeto que disponibiliza conteúdos sobre registro de candidaturas em áudio, Libras e legenda.

No início da tarde, a cantora, compositora e artista de voz se reuniu com a Banda Fora da Pauta para gravar o clipe da música no estúdio do TRE-PR. “Foi uma honra fazer parte dessa campanha, eu já atuo há bastante tempo como artista, sempre colocando a arte à serviço da inclusão, da acessibilidade e da cidadania”, comentou Sara.

A artista vê a iniciativa do TRE-PR como uma referência para outros tribunais eleitorais brasileiros. “Esperamos que outros órgãos levem essa ideia de estimular pessoas com deficiência a participarem das eleições, de forma que a gente saia desse papel, quase sempre, de auxiliado para também auxiliar”, declarou.

O jingle inédito foi composto pela servidora Simone Hembecker, com melodia criada pelo servidor Luciano Eduardo França, que é maestro da Banda Fora da Pauta. A canção está prevista para ser lançada nas redes sociais do Tribunal na semana que vem.

Além da Sara, participaram da gravação como convidados a influenciadora e embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri; o secretário de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Brazil Nunes; e a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Fernanda Mota Fontoura.

Painel no CODEJE

Na sequência, Sara participou do painel “O papel das EJEs no Combate ao Capacitismo”, que faz parte do XXI Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE), realizado nesta quinta (4) e sexta-feira (5). Mediada pela coordenadora de Comunicação Social, Melissa Diniz Medroni, a palestra também teve como convidados o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o secretário de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Brazil Nunes.

Na ocasião, Sara explicou como surgiu a proposta para que sua voz se tornasse a voz sintetizada das urnas eletrônicas, batizada de “Leticia”, seu segundo nome. “Quando colocamos voz de uma pessoa com deficiência para auxiliar outras pessoas com deficiência estamos dizendo para a sociedade que a gente pode muito mais do que imaginamos e do que as pessoas esperam da gente”, relatou.

Em seguida, Brazil Nunes abordou as conquistas das pessoas com deficiência atualmente, apesar dos preconceitos ainda enraizados na sociedade. “Quando a Justiça Eleitoral mostra que o mesário com deficiência é importante, está indicando que ele é profissional qualificado e pode ser um representante, um candidato e, sobretudo, alguém com cidadania”.

Por fim, o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson apresentou as campanhas do TRE-PR relacionadas à inclusão, como a nomeação dos embaixadores de acessibilidade, as visitas às Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) para facilitar o acesso a serviços eleitorais e a campanha para incentivar a participação de pessoas com deficiência como mesárias nas eleições. “Queremos atuar na luta contra o capacitismo e dar a visibilidade para PcDs”.

Lançamento

Ao final da palestra, o presidente Sigurd Roberto Bengtsson apresentou o novo projeto do TRE-PR para subsidiar e instrumentalizar pessoas com deficiência para que elas tenham acesso às informações necessárias de maneira que possam se candidatar nas eleições. Os conteúdos, disponibilizados no canal do Youtube do Tribunal, abordam os capítulos mais importantes da Resolução de Registro de Candidaturas em áudio, Libras e legenda.

Idealizada pelo servidor com deficiência visual Diogo Fraga Ferreira, o projeto foi desenvolvido pela Assessoria de Inovação e Acessibilidade (AIA) em parceria com a Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM). A gravação em Libras foi feita pela intérprete Fernanda Mota Fontoura e em áudio pelo colaborador Bernardo Nadaleti Gonzalez. A edição dos vídeos foi feita pela colaboradora Lumi Yoshino.

Presenças

Por parte da Banda Fora da Pauta, participaram da gravação do clipe também a assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio, no saxofone; o chefe da Seção de Mídias Sociais, Vilmar Chequeleiro, no violão; a assistente de Contratações de TI, Beatriz Rodrigues de Melo, no pandeiro; a chefe do Núcleo LIODS, Samantha Balduino dos Santos Ferst e a servidora Simone Hembecker, na flauta; e o servidor Luciano Eduardo França, no violão.

Fonte: TRE-PR

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais