Justiça Eleitoral do Paraná conclui projeto de Eficientização Energética

Você está visualizando atualmente Justiça Eleitoral do Paraná conclui projeto de Eficientização Energética
Foto: Bernardo Gonzalez/TRE-PR
Compartilhe

Na sexta-feira (11/12), foi realizado o encerramento do Projeto de Eficientização Energética (PEE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A cerimônia contou com a presença do presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, e do diretor-geral da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Maximiliano Andres Orfali.

O Projeto de Eficientização Energética teve início em 2016. Com as ações implementadas, o Tribunal adotou o uso racional e sustentável da energia de seus edifícios. Enquanto isso, para a Copel Distribuidora, foi possível a economia de energia de seu sistema, o que possibilita o atendimento de mais consumidores, sem a necessidade de realizar novos investimentos.

O projeto, estabelecido pelo Termo de Cooperação Técnica 4600013922/2017, teve a participação da Copel, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do governo do Paraná e do TRE-PR. As ações do PEE têm como objetivo a eficientização energética de parte do sistema de Condicionamento Ambiental do TRE-PR e dos sistemas de iluminação do edifício-sede do Tribunal, do Fórum Eleitoral de Curitiba e de 49 Fóruns Eleitorais do interior do estado.

Para evitar o desperdício de energia, foram substituídas mais de 11 mil lâmpadas fluorescentes por outras de LED e realizada a troca de duas unidades refrigeradoras Chiller por um sistema de Fluxo de Refrigerante Variável (VRF). Com as substituições, o TRE-PR obteve uma economia de 10% ao ano, o que representa, aproximadamente, R$ 250 mil a menos no consumo de energia elétrica, sem considerar a redução da demanda de ponta.

Fonte: TRE-PR