Pensando em estimular o senso de responsabilidade ambiental durante o período de eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) lança a campanha “Propaganda Eleitoral Sustentável”, que tem por objetivo sensibilizar candidatos, candidatas, partidos, coligações e federações partidárias quanto ao descarte correto das sobras dos materiais de campanha.
Para isso, ao final do pleito, eles poderão encaminhar as sobras de materiais de propaganda eleitoral para cooperativas e associações parceiras da Justiça Eleitoral cearense. Os materiais remanescentes das campanhas podem ser levados por candidatos(as) ou representantes de partidos políticos e coligações partidárias. É possível descartar panfletos, lonas, adesivos não utilizados, bandeiras com hastes de madeira e faixas.
A entrega pode ser feita durante o período eleitoral ou logo após. São 101 associações e cooperativas em 84 municípios, cadastradas pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (SEMA). Acesse a lista completa das instituições.
O material de propaganda irregular apreendido em ações de fiscalização e não reavido por candidatos(as) e partidos políticos também será encaminhado pelo TRE-CE para a reciclagem. Ao término da campanha, o Tribunal divulgará o total de material destinado.
Além de promover uma maior conscientização sobre o descarte correto de resíduos de propaganda eleitoral e a consequente redução da poluição gerada nesse período, a campanha também fomenta e valoriza o trabalho das associações e cooperativas de trabalhadores(as) de materiais recicláveis.
Para mais informações sobre a campanha, acesse a página Propaganda Eleitoral Sustentável, no site do TRE/CE.