Independente dos chamados anos eleitorais ou não o trabalho da Justiça Eleitoral do Tocantins não para. E isso ocorre há exatos 35 anos no estado. Isso porque neste sábado, dia 17 de fevereiro de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) completa 35 anos de implantação no território tocantinense.
Anos eleitorais são aqueles que têm na programação pleitos gerais (nacionais) ou municipais. Independente disso, magistrados, servidores e colaboradores do tribunal atuam em diversos outros trabalhos relacionados a julgamento de processos, projetos, ações e programas voltados à comunidade.
Entre eles, o planejamento e execução das eleições seguintes, questões documentais e regularização dos eleitores, para que o maior número possível esteja apto a participar do processo e os programas de inclusão sociopolítica, que atende especificamente atualmente povos indígenas, quilombolas, mulheres e jovens eleitores.
“É muito trabalho. É muita dedicação dos magistrados, servidores e colaboradores. São muito bem capacitados e entregam para a população um serviço de excelência que é desenvolvido pelo tribunal”, comentou o presidente do TRE-TO , desembargador João Rigo Guimarães.
Para o magistrado, “foram muitas lutas e conquistas ao longo desses 35 anos no Tocantins”. “E todos os avanços só foram possíveis porque a sociedade tocantinense pôde contar com uma equipe de magistrados, servidores e colaboradores que desempenharam com excelência e comprometimento os seus serviços”, disse. “Aos atuais integrantes e os que por aqui já passaram o nosso muito obrigado. Vocês são parte fundamental dessa história! Me sinto muito honrado por estar presidente da Corte nesta data. E parabenizo a todos pelo imprescindível papel na construção da plena democracia em nosso Estado”, complementou.
Já o desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, vice-presidente e corregedor Regional Eleitoral do Tocantins, reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com a sociedade. “Em nossos 35 anos de história, reforço o compromisso da Justiça Eleitoral do Tocantins em fortalecer e garantir a democracia, contando com o empenho e dedicação de magistrados, servidores e colaboradores para oferecer um processo eleitoral célere, legítimo e de qualidade.”
Fonte: TRE-RO