A linguagem simples é um instrumento de acessibilidade e transparência, que tem como objetivo facilitar a compreensão das informações por todas as cidadãs e todos os cidadãos.
Pensando nisso, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), deu mais um passo importante na concretização da política de Linguagem Simples na Justiça Eleitoral do estado, estabelecida pela Resolução n. 31/2024.
Trata-se de uma carta de compromisso assinada por todos os servidores e colaboradores, na qual prometem adotar e promover a linguagem simples no exercício de todas as suas atividades funcionais.
Na carta, todas as pessoas que trabalham no TRE-RO comprometem-se a:
- Utilizar linguagem clara e objetiva, usando termos e expressões de fácil compreensão, evitando jargões técnicos e burocráticos, sempre que possível.
- Revisar documentos e comunicações, para garantir que estejam redigidos de forma simples, direta e organizadas de forma lógica.
- Capacitar continuamente para aperfeiçoar as habilidades de comunicação e melhor atender aos princípios da linguagem simples.
- Orientar e colaborar colegas de trabalho a adotarem práticas de linguagem simples em todos os setores do Tribunal.
- Promover a acessibilidade, garantindo que as informações disponibilizadas sejam acessíveis a todos, incluindo pessoas com deficiência e aquelas com menor nível de escolaridade.
A implementação da linguagem simples contribui significativamente para a democratização do acesso à informação e fortalece a relação de confiança entre o Tribunal e a sociedade.