O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) inaugurou, nessa segunda-feira (9/8), o Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE). O novo serviço será oferecido por meio da internet e pretende minimizar a necessidade do comparecimento de eleitores e eleitoras aos cartórios, principalmente durante a pandemia da Covid-19.
O presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, defendeu a adoção do emprego da tecnologia como foco, em especial no primeiro grau de jurisdição. “Esse projeto é fruto de muito estudo, promovido por diversos setores do órgão, e de dedicação profunda de muitos servidores.”
Criado para prestar suporte no atendimento ao eleitorado baiano, advogados e advogadas e outras pessoas que busquem o TRE-BA, o NAVE oferecerá serviços de apoio à emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral, ao preenchimento do Título Net e demais sistemas e formulários encontrados no site do TRE-BA e à consulta processual.
O atendimento a partes e representantes de processos também poderá ter apoio do NAVE, mas segue sendo realizado pelo Balcão Virtual. Nele, é possível tirar dúvidas sobre o andamento de processos, despachar com magistrados, ou mesmo encaminhar demandas administrativas aos diversos setores do Regional.
Inovações
O Núcleo conta com ferramentas tecnológicas desenvolvidas pelo TRE-BA, como o chatbot Maia que, por meio de aplicativo de mensagens, tira dúvidas de eleitores e eleitoras, gera guias de recolhimento de multa e ainda presta informações sobre convocação de mesários e mesárias, dentre outros serviços. Tudo de forma automática.
Outra novidade é o uso de ferramentas de acessibilidade. Pessoas com deficiência auditiva contarão com atendimento especializado, realizado por atendentes com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de videoconferência. O NAVE funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A equipe será formada por 20 atendentes, distribuídos em dois turnos.
Fonte: TRE-BA