Na manhã des terça-feira (3/12), o Tribunal Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE) realizou a doação de aproximadamente 8,575 toneladas de papéis para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE). O material doado é resultado da eliminação de 4.348 processos judiciais físicos, autuados entre 1999 e 2013, e arquivados no período de 2012 a 2018, provenientes da 5ª Vara do Trabalho de Aracaju.
Segundo a chefe do Arquivo Geral do Regional, Maria de Lourdes Souza, a eliminação desses processos segue um rigoroso procedimento legal.” Após o término do prazo de guarda no arquivo intermediário, que é de cinco anos, os processos arquivados passam por uma triagem, e um edital de eliminação é publicado no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho. A finalidade é que a informação seja disponibilizada em edital, para que as partes, caso tenham interesse, resgatem os processos em um prazo de até 45 dias. Após esse período, não havendo interesse, os processos são doados para instituições de reciclagem”, explicou Maria de Lourdes.
A destinação de papéis para reciclagem realizada pelo TRT/SE reflete um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Além de contribuir para a conservação ambiental, a iniciativa apoia a geração de renda para os cooperados da CARE, fortalecendo o trabalho da cooperativa e promovendo o desenvolvimento da comunidade local.