“Com segurança não se brinca” essa foi a mensagem que a Companhia Cecim Puppet Arts levou na manhã da última quinta-feira (18/4), para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Lauro Sodré, localizada na Travessa Pirajá, no bairro do Marco. A ação é uma iniciativa do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região por meio do programa do Trabalho Seguro.
Jef Cecim, responsável pela companhia e pela criação de bonecos e cenários da peça teatral explica que foram convidados pelo TRT-8 e desenvolveram esse projeto. “Fomos convidados a elaborar uma peça sobre segurança de um modo geral. A peça aborda isso e é voltada para os alunos de ensino médio que estão ingressando no mundo do trabalho. Aborda tudo sobre esses transportes que eles vão utilizar no dia a dia. Integram o trabalho cinco bonecos e três atores”, detalha.
O ator conta sobre a experiência do trabalho realizado nas escolas de Belém. “Nós pensamos nessa linguagem de fácil acesso que eles se identificam, no final nós criamos um rap e o trabalho está sendo muito bom. Os alunos têm gostado muito em todas as escolas, registram com fotos. A companhia é formado por Cláudio Melo, na direção e os atores Jéssica Brito, Wesley Santos e Alessandra Torres no registro fotográfico”.
Três turmas do ensino médio com alunos na faixa etária de 15 a 18 anos, lotaram o auditório da escola. Alzira Furtado, vice -diretora pedagógica da escola Lauro Sodré parabenizou a iniciativa do TRT-8 em abordar o trabalho seguro para os estudantes. “A escola sempre abraça esse tipo de iniciativa porque é uma temática que eles precisam bastante. Muitos dos nossos alunos, inclusive da tarde, já são trabalhadores. Nós gostamos muito dessas ações porque eles tem que conhecer várias realidades”.
Camila Lobato, aluna do 3º ano, aprovou a peça teatral. “Achei a peça muito importante para conscientizar a todos, como a segurança é importante não só no trânsito mas também no trabalho”. O estudante Miguel Barroso, 16, também do 3º ano, disse que o final da manhã foi bem didático com apresentação cultural. “Achei muito bacana, achei leve e ao mesmo tempo muito didático e muito importante para todos aqui, porque segurança em primeiro lugar”, conclui.
A programação do TRT-8 visitou cinco escolas na grande Belém e marca as comemorações do Abril Verde, mês de conscientização e prevenção aos acidentes de trabalho.