A Gestão Documental do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3) alcançou a marca histórica de 100.000 processos e documentos cadastrados no Sistema Eletrônico de Arquivamento de Documentos (Sead), utilizado no cadastramento e na gestão de documentos e processos administrativos físicos do tribunal, em guarda intermediária e permanente.
O Sead foi o primeiro sistema informatizado de arquivo do Tribunal, criado no início dos anos 2.000, mas já alimentado e estruturado segundo os instrumentos de gestão documental vigentes à época, como o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos do TRT-MG, instituído por meio do Ato Regulamentar n. 4/2003.
Para comemorar o fato, Secretaria de Documentação promoveu ato simbólico na sede da Divisão de Gestão Documental, com a participação da secretária, Verônica Nascimento, do diretor de tecnologia da informação e comunicação, Gilberto Atman, e de servidores da Divisão, dentre os quais o servidor que opera o sistema desde a sua implantação, Edward White de Araújo, responsável pelo tombamento histórico. Na oportunidade, os presentes deliberaram sobre as ações e estratégias necessárias à migração dos sistemas legados para soluções tecnológicas contemporâneas adequadas e aderentes aos princípios e às diretrizes da política nacional de gestão documental e de gestão de memória do Poder Judiciário, implementada pelo Conselho Nacional de Justiça por meio da Resolução n. 324/2020, e às técnicas e boas práticas predominantes no meio arquivístico nacional.
Fonte: TRT3