Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na última sexta-feira (22/3), o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA) inicia a campanha anual de incentivo ao consumo consciente da água, observando a necessidade de economizar esse importante recurso para a vida humana e o meio ambiente. A iniciativa é coordenada pelo Setor de Gestão Socioambiental, e possui o tema “Consumo consciente, água preservada: sua contribuição faz a diferença!”.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 22 de março do ano de 1992, visando não somente evidenciar a importância da água para a sobrevivência humana, como também promover uma ampla reflexão sobre o uso adequado, sua preservação e conservação.
De acordo com a chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Claudene do Socorro Campos, a ação tem como objetivo principal sensibilizar o público interno do Tribunal para mudanças de atitudes que contribuem na promoção de um ambiente mais sustentável, e que iniciam no âmbito do Tribunal e podem refletir nas ações externas. “Precisamos garantir a sustentabilidade na gestão das águas, a longo prazo, como um recurso finito e essencial para a sobrevivência humana e de outros seres vivos, garantindo que haja acesso suficiente para as gerações futuras, além de ser um dos principais cuidados para a preservação do meio ambiente, através da adoção de práticas conscientes. Dando nossa contribuição, faremos a diferença”, disse.
A ação está alinhada ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-16, instituído em cumprimento à Resolução do CNJ 201/2015 e atualmente regulamentado pela Resolução CNJ 400/2021, que busca construir um novo modelo de cultura institucional que visa inserir critérios de sustentabilidade às atividades da instituição, sob as óticas econômica, ambiental e social. O plano também é voltado ao consumo consciente e eficiente de recursos naturais, insumos e serviços públicos, para o aperfeiçoamento contínuo na qualidade dos gastos públicos.
Além disso, a campanha também faz alusão ao cumprimento da Meta 06 (ODS), Meta 12 (ODS 12) e da Meta 14 (ODS 14) da Agenda 2030 da ONU, que visa a assegurar água potável e saneamento, padrões de produção e de consumo sustentáveis, e conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos.
Este ano, o tema escolhido para o desenvolvimento das atividades gerais do TRT-16, no âmbito da Educação Socioambiental, é “Semeando juntos: Compromisso com o futuro sustentável!”, que faz referência ao trabalho em conjunto de integrantes da magistratura, corpo funcional, terceirizados e terceirizadas, estagiários e estagiárias, para a adoção de práticas sustentáveis.
Fonte: TRT16