Justiça do Trabalho goiana lança campanha para resgatar fatos históricos

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho goiana lança campanha para resgatar fatos históricos
Compartilhe

Você tem o registro do dia da sua posse? E o primeiro dia de trabalho, se recorda? E aquela foto antiga de um dia de trabalho no Tribunal ou a aquela foto ao lado de colegas tão importantes pra você? Que outro momento te marcou enquanto servidor ou magistrado do TRT18? E como advogado militante no TRT-18 ou parte? Com essas perguntas, o TRT de Goiás, por meio do Centro de Memória, lança a campanha “O mundo do trabalho em imagens, memória, história e fotografias”, com o objetivo de resgatar momentos históricos vividos por servidores, magistrados, estagiários, advogados e jurisdicionados do TRT-18.

O início da campanha acontece no marco da celebração do Dia da Memória do Poder Judiciário, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ser comemorado no dia 10 de maio. A data foi aprovada pelo CNJ em sessão plenária realizada no dia 14 de abril com a proposta de promover ações de conservação do acervo memorial dos tribunais. A data é a mesma da criação, em 1808, da Casa da Suplicação do Brasil, primeiro órgão de cúpula do Judiciário brasileiro.

A proposta do Dia da Memória do Poder Judiciário é realizar eventos abertos ao público para comemorar e manter viva a memória dos tribunais e das figuras humanas que constituem sua história. Além disso, o CNJ vai apoiar a realização do Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário, que reunirá magistrados, servidores, membros da sociedade civil e especialistas da memória – história, arquivologia, museologia, biblioteconomia.

Campanha

Em tempos de pandemia, em que não é possível aglomeração de pessoas, o Centro de Memória decidiu que essa primeira comemoração da data será apenas virtual. “Se uma imagem vale mais do que mil palavras, as recordações especiais precisam ser lembradas para ativar a memória hoje”, afirmou a chefe do Centro de Memória do TRT-18, Ariony Chaves. Ela destacou o poder da fotografia em contar histórias e proporcionar uma viagem no tempo com as lembranças de “momentos importantes e inesquecíveis”.

Ariony afirmou que na próxima semana o TRT-18 vai divulgar nas redes sociais fotos de momentos importantes vividos por magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados em suas atuações na Justiça do Trabalho em Goiás. Para participar, a pessoa deve enviar uma foto em arquivo jpeg com um pequeno texto de legenda com informações sobre a foto, incluindo o ano em que foi tirada, além do seu nome completo e, se possível, de outras pessoas que estejam na foto. Podem ser enviadas fotos individuais ou coletivas, recentes ou antigas.

O registro deverá ser encaminhado para o e-mail memoria@trt18.jus.br, ou pelo whatsapp (62) 98179-1868.

Fonte: TRT18