Justiça do Trabalho gaúcha atende a comunidade na Central Cidadania

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho gaúcha atende a comunidade na Central Cidadania
Foto: Ascom TRT4
Compartilhe

Começou a funcionar na segunda-feira (17/6) a Central Cidadania, espaço localizado no estacionamento E2 do Shopping Total, em Porto Alegre (Av. Cristóvão Colombo, 545, Bairro Independência), reúne até 23 de junho, das 13h às 18h, serviços gratuitos de 40 órgãos públicos e associações. O objetivo é atender, gratuitamente, às necessidades emergenciais de pessoas em situação de vulnerabilidade social e, em especial, as atingidas pelas inundações.

Servidores e magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) já fizeram os primeiros atendimentos à população no guichê da Justiça do Trabalho gaúcha. No local, são passadas informações sobre processos em andamento e os serviços da instituição. A equipe também recebe pedidos relacionados à tramitação de processos, os quais são encaminhados às respectivas unidades judiciárias. Além disso, distribui material de divulgação a respeito de direitos trabalhistas e dos programas institucionais (segurança no trabalho, combate ao trabalho infantil e escravo, entre outros).

“Esta atividade é extremamente importante para a Justiça do Trabalho, ainda mais nos tempos atuais, depois desta enchente, porque nos coloca diretamente em contato com a população que necessita dos nossos serviços”, destacou o magistrado.

O lançamento da Central Cidadania contou com a presença de uma série de autoridades representando os Três Poderes, além de entidades da sociedade civil. O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participou da cerimônia. Pelo TRT-4, além de servidores, estiveram presentes o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa (presidente da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente) e as juízas Luciana Caringi Xavier (auxiliar da Vice-Presidência), Aline Doral Stefani Fagundes (gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem) e Carolina Gralha (representante do TRT-4 no PopRuaJud (Comitê Nacional PopRuaJud – Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades do Conselho Nacional de Justiça). A iniciativa da Central Cidadania é do núcleo estadual do PopRuaJud.

Fonte: TRT4

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais