Justiça do Trabalho da Bahia inscreve processos para a 19.ª Semana Nacional da Conciliação

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho da Bahia inscreve processos para a 19.ª Semana Nacional da Conciliação
Foto: Luiz Silveira/CNJ
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) já está recebendo inscrições de processos para a pauta da 19.ª Edição da Semana Nacional da Conciliação, que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024. O mutirão, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mobiliza Tribunais do Trabalho, Tribunais de Justiça e Tribunais Federais de todo o país, com o objetivo de buscar soluções pacíficas para os conflitos trabalhistas.

Para os processos de 1.º grau na capital, advogados, pessoas físicas ou jurídicas envolvidos em ações podem solicitar a realização de uma audiência pelo e-mail queroconciliar@trt5.jus.br ou pelo telefone do Centro de Conciliação de 1.º Grau (Cejusc1), (71) 3284-6187. No interior, os interessados devem procurar a Vara do Trabalho onde o processo tramita. Podem participar processos em qualquer fase de tramitação.

Já para os processos que aguardam julgamento no 2.º Grau, os advogados devem solicitar a audiência por meio de petição nos autos, pelo e-mail cejusc2@trt5.jus.br ou pelos telefones do Centro de Conciliação de 2.º Grau (Cejusc2), (71) 3319-7790.

“É tempo de Conciliar”

Realizada anualmente pelo CNJ desde 2006, a Semana Nacional da Conciliação tem sido um marco na promoção de acordos judiciais. A edição de 2024 tem como tema “É tempo de Conciliar”, que busca promover e incentivar a cultura da conciliação como método eficaz e preferencial na resolução de conflitos judiciais e extrajudiciais, especialmente em causas trabalhistas.

Edição 2023

Em 2023, o TRT da Bahia movimentou R$ 52.944.459,60, com um total de 507 acordos realizados nas Varas do Trabalho e nos Cejuscs de 1.º e 2.º grau durante a semana. O valor, segundo a Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do Tribunal, foi o segundo maior valor da série histórica do evento, ficando atrás apenas da edição de 2019, quando o TRT-BA alcançou a marca de R$ 55.516.926,87.

Fonte: TRT-5

Macrodesafio - Prevenção de litígios e adoção de soluções consensuais para os conflitos