Os tribunais trabalhistas de 1º e 2º instâncias julgaram até esta quinta-feira (27/08) 75.180 processos, cumprindo, assim, 70% da Meta 2, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com esse resultado, restam apenas 31.887 processos. A Meta 2 determina que os 91 tribunais do país julguem até o fim deste ano todos os processos que foram distribuídos até dezembro de 2005.
O resultado é considerado surpreendente e reflete o grande esforço do ramo trabalhista para atingir a meta, segundo avaliação da juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Salise Sanchotene. Somente no mês de julho, a Justiça Trabalhista conseguiu julgar 32.896 processos, ou seja, 30,72% do estoque de 102.618 existentes no início do desafio estabelecido pelo CNJ , em 16 de fevereiro deste ano, durante o 2º Encontro Nacional do Judiciário, em Belo Horizonte (MG).
“A mobilização foi muito grande. Se esse ritmo for mantido, em agosto a Justiça Trabalhista conseguirá zerar a meta, pois, o volume de processos que restam para serem julgados é inferior ao montante finalizado em julho”, acrescenta Salise Sanchotene. Segundo ela, até semana passada, cinco tribunais regionais do trabalho já tinham cumprido a meta. Até mesmo o Tribunal Superior do Trabalho (TST) tem se esforçado para acelerar a apreciação dos processos e já concluiu 48% das reclamações distribuídas até 2005. O melhor resultado entre os tribunais superiores, no entanto, é o do Superior Tribunal Militar (STM), que já atingiu 65% da meta. A Meta 2 é um dos 10 objetivos traçados pelo Judiciário brasileiro para alcançar este ano.
MM /SR
Agência CNJ de Notícias