Justiça do Trabalho alagoana realiza mutirão de vagas de empego para pessoas com deficiência

Você está visualizando atualmente Justiça do Trabalho alagoana realiza mutirão de vagas de empego para pessoas com deficiência
Foto: Ascom TRT19
Compartilhe

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL) promoveu, na última quinta-feira (28/11), o II Mutirão Vaga Inclusiva de Trabalho, evento voltado à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Realizado na Escola Municipal Dom Pedro I, em Rio Largo, o mutirão contou com a oferta de 357 vagas de emprego disponibilizadas por empresas de diversos setores, como serviços, alimentação e indústria açucareira.

Com salários que chegaram a R$ 5 mil, as vagas contemplaram funções como motorista canavieiro, operador de máquinas, auditor de qualidade, cozinheiro e auxiliar administrativo. Segundo a organização, 180 pessoas realizaram cadastro durante o evento, sendo 152 entrevistadas e encaminhadas para processos seletivos e de contratação.

O presidente do TRT-AL, desembargador Marcelo Vieira, destacou o impacto positivo da iniciativa e reforçou o legado de sua gestão. “Verificamos, com orgulho, que ações como esta aproximam o Tribunal da sociedade, promovendo inclusão e empregabilidade para pessoas com deficiência. Essa aproximação é um legado de minha gestão que é de muita satisfação para mim. Essa é uma forma de beneficiar diretamente populações vulneráveis, incluindo povos originários, quilombolas e pessoas em situação de rua”, afirmou.

O juiz Flávio Luiz da Costa, coordenador do mutirão, reforçou a necessidade de inclusão ativa. “Não basta coexistir; é essencial conviver e construir relacionamentos com as pessoas com deficiência, além de estabelecer redes de apoio que garantam sua plena integração. Assim, quero aqui destacar o importantíssimo papel das associações, que tiveram fundamental importância para nos ajudar a reunir as pessoas com deficiência nesta corrente em prol da inclusão”, avaliou.

Presente ao evento, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, celebrou a parceria e os avanços conquistados. “Hoje é um dia histórico para o nosso município, pois nos tornamos a cidade da inclusão. Reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e a cidadania, contando com o apoio de todos para que essa ação continue a transformar vidas”, declarou.

A realização do mutirão contou com a colaboração do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), da Secretaria Estadual da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e da Prefeitura de Rio Largo.

A deputada estadual Gabriela Gonçalves enalteceu a iniciativa e ressaltou que a responsabilidade de promover a inclusão no mercado de trabalho deve ser cada vez mais compartilhada pelos órgãos públicos, empresas privadas e toda a sociedade.

O objetivo central da ação é reduzir as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência no acesso ao mercado de trabalho, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Fonte: TRT-AL

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária