O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT-AL) promoveu, na última quinta-feira (28/11), o II Mutirão Vaga Inclusiva de Trabalho, evento voltado à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Realizado na Escola Municipal Dom Pedro I, em Rio Largo, o mutirão contou com a oferta de 357 vagas de emprego disponibilizadas por empresas de diversos setores, como serviços, alimentação e indústria açucareira.
Com salários que chegaram a R$ 5 mil, as vagas contemplaram funções como motorista canavieiro, operador de máquinas, auditor de qualidade, cozinheiro e auxiliar administrativo. Segundo a organização, 180 pessoas realizaram cadastro durante o evento, sendo 152 entrevistadas e encaminhadas para processos seletivos e de contratação.
O presidente do TRT-AL, desembargador Marcelo Vieira, destacou o impacto positivo da iniciativa e reforçou o legado de sua gestão. “Verificamos, com orgulho, que ações como esta aproximam o Tribunal da sociedade, promovendo inclusão e empregabilidade para pessoas com deficiência. Essa aproximação é um legado de minha gestão que é de muita satisfação para mim. Essa é uma forma de beneficiar diretamente populações vulneráveis, incluindo povos originários, quilombolas e pessoas em situação de rua”, afirmou.
O juiz Flávio Luiz da Costa, coordenador do mutirão, reforçou a necessidade de inclusão ativa. “Não basta coexistir; é essencial conviver e construir relacionamentos com as pessoas com deficiência, além de estabelecer redes de apoio que garantam sua plena integração. Assim, quero aqui destacar o importantíssimo papel das associações, que tiveram fundamental importância para nos ajudar a reunir as pessoas com deficiência nesta corrente em prol da inclusão”, avaliou.
Presente ao evento, o prefeito de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, celebrou a parceria e os avanços conquistados. “Hoje é um dia histórico para o nosso município, pois nos tornamos a cidade da inclusão. Reafirmamos nosso compromisso com a inclusão e a cidadania, contando com o apoio de todos para que essa ação continue a transformar vidas”, declarou.
A realização do mutirão contou com a colaboração do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), da Secretaria Estadual da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) e da Prefeitura de Rio Largo.
A deputada estadual Gabriela Gonçalves enalteceu a iniciativa e ressaltou que a responsabilidade de promover a inclusão no mercado de trabalho deve ser cada vez mais compartilhada pelos órgãos públicos, empresas privadas e toda a sociedade.
O objetivo central da ação é reduzir as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência no acesso ao mercado de trabalho, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.