Na última segunda-feira (14/10), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) participou da 2ª Reunião Ordinária do Comitê Multinível, Multissetorial e Interinstitucional para a Promoção de Políticas Públicas de Atenção às Pessoas em Situação de Rua.
O principal objetivo da reunião foi a construção de fluxos interinstitucionais permanentes para o atendimento às pessoas em situação de rua. O professor Márcio Ribeiro, do Centro de Pesquisa em Engenharia e Sistema da Ufal, apresentou uma plataforma de comunicação em desenvolvimento para que uma pessoa em situação de rua possa acessar e relatar sua necessidade de forma virtual e permanente. A presença de profissionais de TI de cada instituição participante foi destacada como essencial para a implementação efetiva dos fluxos de atendimento discutidos.
A reunião contou com a participação de diversas instituições comprometidas com a melhoria das condições de vida dessas pessoas. Estiveram presentes o desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, presidente do Comitê Pop Rua Jus (TJAL); a coordenadora do Subcomitê de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do TRT da 19ª Região, desembargadora Vanda Maria Ferreira Lustosa; a juíza Luciana Espírito Santo Silveira, vice-coordenadora do Subcomitê da Atenção a Pessoas em Situação de Rua do TRT da 19ª Região; o juiz federal e coordenador do Comitê PopRuaJud/JFAL, Antônio José de Carvalho Araújo.
Sobre o comitê
Criado pela Portaria Conjunta 01/2023, o comitê tem como principal objetivo garantir o acesso de pessoas em situação de rua a direitos de cidadania e a políticas públicas. O grupo busca desenvolver um planejamento estratégico que contemple projetos voltados à melhoria das condições de vida dessa população vulnerável em atenção à Resolução CNJ nº 425/2021.