Justiça do DF promove 1º mutirão de 2024 para atender pessoas em situação de rua

Você está visualizando atualmente Justiça do DF promove 1º mutirão de 2024 para atender pessoas em situação de rua
Evento da 2.ª Semana Nacional do Registro Civil (Registre-se!), nas unidades do DF, de Brasília e de Taguatinga - Foto: Ana Araújo/ Ag. CNJ.
Compartilhe

Nesta quinta-feira (20/6), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) irá participar do 1º PopRuaJud de 2024 para atender a população em situação de rua. A ação acontecerá no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, das 8h às 16h. O evento tem parceria com diversos órgãos e nesta edição está sendo organizado pela Justiça Federal.

O TJDFT irá fornecer os seguintes serviços: certidões de Nada Consta e distribuição; andamento processual e redução a termo; orientações quanto à execução de pena em sistema aberto; e atendimentos e orientações quanto à Infância e Juventude, pessoa idosa e violência doméstica; conciliações cível, familiar e consumidor.

O conselheiro do CNJ Pablo Coutinho Barreto, coordenador Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela Resolução CNJ n. 425/2021, participará da ação.

PopRuaJud

O PopRuaJud é um desdobramento da Política Nacional. O objetivo é oferecer à população em situação de rua atendimento prioritário e sem burocracia nos órgãos que compõem o sistema de Justiça e, assim, possibilitar o acesso à Justiça de modo célere, simplificado e efetivo.

A última edição, em dezembro de 2023, atendeu 390 pessoas em situação de rua e realizou 1.679 serviços, com o apoio de 22 órgãos parceiros e 610 voluntários. O desafio do planejamento atual é possibilitar a ampliação do atendimento de forma compatível com a demanda.

O PopRuaJud atende ainda quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU): ODS 1 – Erradicação da pobreza; ODS 10 – Redução das desigualdades; ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes.

Fonte: TJDFT

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais