Com foco na ressocialização de adolescentes, o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução das Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu mais um encontro da Rede de Diálogos. Instituições públicas e privadas participaram do evento, realizado em Sobral, para tratar da criação de mecanismos de profissionalização e inclusão de jovens no mercado de trabalho.
A programação, realizada na última quarta-feira (28/8), foi aberta com a exposição de produções artísticas desenvolvidas pelos próprios socioeducandos. Todo o cerimonial foi conduzido por um jovem egresso do Sistema Socioeducativo que, atualmente, atua na organização não-governamental “Luta pela Paz” e faz faculdade por meio de bolsa de estudos viabilizada pela Rede de Diálogos.
Para a titular da Vara Única da Infância e Juventude de Sobral, juíza Kathleen Killian, “o esforço demonstra que são possíveis novos recomeços. Esses jovens advêm de situação de vulnerabilidade, mas conseguem um novo caminhar a partir de uma atuação integrada. Nosso objetivo é instigar o mundo do trabalho como potencial de reconstrução de trajetórias”.
No evento, ocorreram debates sobre o fortalecimento do Sistema Socioeducativo e uma roda de conversa sobre estratégias para reinserção desses jovens no mercado de trabalho. Além disso, foi lida e firmada uma carta aberta, entre os agentes participantes, reafirmando o compromisso com a criação de programas de capacitação profissional; parcerias com setor privado; incentivos fiscais; campanhas de sensibilização; e apoio psicossocial.
Também foram disponibilizadas quatro bolsas de graduação semipresenciais na Faculdade Luciano Feijão e seis bolsas de graduação EaD na Faculdade 5 de Julho. Já o Centro Universitário Inta (Uninta) disponibilizou quatro cotas de jovem aprendiz para adolescentes egressos do Sistema Socioeducativo.
Além da comunidade empresarial, estiveram presentes representantes do Ministério Público do Trabalho e Emprego; da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas); da Secretaria de Proteção Social (SPS); Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral; do Serviço Social da Indústria (Sesi/CE); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE); do Programa Primeiro Passo, do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE); e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A iniciativa está alinhada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que incentiva a promoção do acesso integral à Justiça e a construção de instituições cada vez mais inclusivas.