Nesta quarta-feira (13/11), o Poder Judiciário de Rondônia inaugura mais dois Fóruns Digitais na região da Vale do Jamari. Dessa vez, os municípios de Monte Negro e Campo Novo de Rondônia vão receber os fóruns em solenidades que contarão com a presença do presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, do corregedor-geral de Justiça, desembargador Gilberto Batista, representantes dos parceiros do projeto e autoridades estaduais e municipais.
O projeto, vencedor do prêmio Innovare — que representa o Oscar do Judiciário Brasileiro —, atende justamente ao maior propósito institucional, o de oferecer o efetivo acesso à Justiça aos cidadãos que vivem em locais distantes de sedes das comarcas, no caso, as Comarca de Ariquemes e Buritis.
Os novos prédios dos Fóruns Digitais, com 342,62 m² de área construída, seguem os mesmos padrões e projeto arquitetônicos das quatro unidades já em funcionamento do projeto. Os novos prédios foram construídos em terrenos doados pelas prefeituras. Na modalidade light still frame, a edificação foi construída a um custo considerado econômico e sustentável para uma obra desse porte.
No prédio do Fórum Digital, é possível resolver demandas como a proposição de ações, participação de audiências, consulta a processos, dentre outros serviços prestados por instituições parceiras, que também utilizarão o espaço para seus atendimentos de maneira virtual, por meio dos equipamentos instalados.
A proposta do TJRO é agregar instituições como Ministério Público, Defensoria Pública, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público de Contas, Justiça Federal, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros parceiros do sistema de Justiça, em um grande esforço pela cidadania e inclusão.
Os primeiros fóruns foram instalados em 2021 em Mirante da Serra e, em 2022, no distrito de Extrema de Rondônia. Em 2023, a Justiça inaugurou estruturas construídas em modelo inovador, mais sustentáveis e acessíveis. As unidades dos municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Cujubim e Alto Paraíso foram as primeiras a serem inauguradas e contaram com a participação da população local.