Justiça de Pernambuco faz mutirão de tribunal do júri

Compartilhe

Sob a coordenação do desembargador Alexandre Assunção, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) se empenhou em agilizar a pauta de julgamentos referentes à Meta 2 do Poder Judiciário, realizando mutirões do Tribunal do Júri no final de 2009. O objetivo era eliminar processos acumulados e, consequentemente, dar celeridade à Justiça pernambucana. Durante a iniciativa, foram julgados, em média, 100 processos de réus presos, soltos e foragidos acusados de cometerem crimes contra a vida.

Com o objetivo de zerar os estoques de ações criminais, os mutirões realizaram sessões do Júri diariamente e de forma simultânea aos julgamentos anteriormente marcados. Participaram do projeto a 1ª e 2ª Varas do Tribunal do Júri da Capital, além das Varas do Júri de Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Igarassu, Paulista e Petrolina, onde estavam registrados os maiores números de processos pendentes.

No período dos mutirões, o TJPE designou cerca de 10 magistrados para trabalhar na força tarefa, deslocando-os para atuarem como juízes auxiliares na capital e interior de Pernambuco. Os mutirões aconteceram de outubro até dezembro do ano de 2009, durante a gestão do desembargador Jônes Figueirêdo. Em Petrolina, o mutirão ocorreu de 23 de novembro do ano passado a 25 de março deste ano.

 

Fonte: TJPE