O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Pelotas (Cejusc), unidade do Foro da Comarca de Pelotas, realizou atendimento e prestou informações à comunidade na Praça Coronel Pedro Osório, na quarta-feira (23/11), em Pelotas, no Rio Grande do Sul, programação integrante da Semana Nacional da Conciliação, de de 21 a 25 de novembro. Durante toda a tarde, o juiz e coordenador do Cejusc, Marcelo Malizia Cabral, a gestora da unidade, Marília Reis Gonçalves, e as mediadoras Heloisa Silva da Silva e Marilaine Furtado Furmann atenderam a comunidade e prestaram informações sobre conciliação, mediação e justiça restaurativa.
A abertura da Semana Nacional da Conciliação ocorreu na tarde da segunda-feira (21/11) com palestra na Escola Municipal Núcleo Habitacional Dunas. Compuseram, ainda, o cronograma de atividades sessões de conciliação e mediação, palestras para jovens em escolas e atendimento à comunidade na Praça Coronel Pedro Osório. Para o coordenador do Cejusc, a integração de atividades educativas às sessões de conciliação e mediação mostram a preocupação da CGJ e do Nepemec do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) com a cidadania e com a prevenção de conflitos por meio de ações educativas.
Contato e serviço – No Cejusc, o cidadão pode buscar a solução de um conflito por meio do diálogo envolvendo os interessados, mesmo sem a existência de um processo judicial ou durante o andamento deste, o que se realiza por meio de conciliação, mediação ou justiça restaurativa. O atendimento é gratuito e realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na sala 409 do Foro de Pelotas.
Fonte: TJRS