Por cerca de um mês, as comarcas que passam a peticionar exclusivamente pelo Processo Judicial eletrônico (PJe-CNJ 1ª Instância) recebem duas equipes coordenadas pelo Núcleo Técnico do PJe (NTPJe) e pela Gerência de Orientação dos Serviços Judiciais Informatizados (Gescom), da Corregedoria-Geral da Justiça, para auxílio aos usuários internos e externos do sistema. As comarcas de Uberlândia e Governador Valadares, que adotaram o processo eletrônico em 28 de março, contaram com apoio das equipes de suporte até 20 de abril.
Em Uberlândia, advogados, defensores e promotores com dúvidas devem se direcionar ao Fórum Abelardo Pena e ao prédio dos Juizados Especiais. Já em Governador Valadares, o atendimento ao público externo ocorre no hall de entrada do fórum. Os serviços nas varas que possuem o sistema não são interrompidos, relata a responsável pela equipe da Gescom, em Governador Valadares, Leila Maria de Assis. As dúvidas apresentadas são sanadas na hora. Dados apurados até 13 de abril apontam que 480 ações deram entrada nas sete Varas Cíveis da Comarca e na Vara da Infância e da Juventude e de Precatórias Cíveis da comarca.
Edilane das Graças Andrade, também da equipe da Gescom, comenta que a entrada e tramitação de ações no PJe, na comarca de Uberlândia, têm evoluído sem maiores problemas. A dúvida mais recorrente está relacionada ao cadastro de advogados no sistema. Até 13 de abril, 1.218 ações foram movimentadas no PJe.
Uberaba – O PJe foi implantado na comarca de Uberaba em 29 de fevereiro. O servidor da 5ª Vara Cível, Honorato Ferreira de Oliveira, elogiou o trabalho da equipe de suporte, que esteve na cidade nos primeiros 30 dias de operação. “Os apoiadores que estiveram aqui estão de parabéns, pois não têm medido esforços para esclarecer todas as dúvidas apresentadas”, relatou. Contudo, o servidor questiona que faltam ao sistema recursos que abreviem atos repetitivos na rotina de trabalho nos cartórios.
Preocupado em dar mais performance ao PJe, o Núcleo Técnico do PJe vai implementar 29 projetos de sustentação do processo eletrônico para melhorar o uso do sistema e padronizar procedimentos internos das secretarias para movimentação dos processos.
Após as quatro semanas de suporte presencial, a assistência é remota, devendo as dúvidas serem encaminhadas por meio do Portal de Serviços de Informática, ou pelo telefone 0800 600 9011. O TJMG disponibilizou o Portal de Serviços de Informática para atendimento aos usuários externos do Processo Judicial Eletrônico (PJe). O objetivo é melhorar a análise de dúvidas e problemas relacionados ao sistema, além de solucioná-los de forma mais rápida, tendo um tempo médio de 15 minutos para resposta. A equipe de suporte do portal e da central de atendimento 0800 tem a capacidade para atender a um volume de até 2.800 demandas por mês.
Fonte: TJMG