O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) participa de um evento inédito no país, o 1º Mutirão Nacional de Mediação Digital, previsto para duas semanas em julho. Diversos tribunais vão participar do mutirão simultaneamente e a expectativa é solucionar um milhão de processos. O público é quem vai solicitar a inclusão do processo em pauta, ou seja, vai pedir a conciliação do litígio e as pessoas vão poder participar das audiências de casa.
A pauta do mutirão foca processos de direito do consumidor e os maiores interessados serão os consumidores e as empresas litigadas. As sessões serão feitas por sistema de mediação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O coordenador do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e juiz-auxiliar da vice-presidência do TJMT, Hildebrando da Costa da Marques, participa de reunião no dia 27, no CNJ, onde serão definidos os preparativos e os detalhes de como vai funcionar o Mutirão Digital. “Será uma oportunidade ímpar para as pessoas resolverem seus conflitos de forma célere e satisfatória. Este será um grande avanço tecnológico pelo qual o Poder Judiciário passará”, frisou.
Fonte: TJMT