Justiça Comunitária recebe visita de comitiva europeia

Compartilhe

Especialistas espanhóis visitaram, na tarde de quarta-feira (8), o Programa Justiça Comunitária. Eles fazem parte do programa Eurosocial II, que tem por objetivo promover cooperação técnica, financiada pela União Europeia, para aumentar a coesão social na América Latina, por meio de apoio a políticas públicas e pelo fortalecimento das instituições que as promovem.

O juiz Miguel Herrero e o advogado José Ramon, ambos espanhóis, foram apresentados ao Programa Justiça Comunitária pelas suas coordenadoras, juízas Gláucia Foley e Carla Patrícia. Elas deram uma aula sobre como surgiu o Justiça Comunitária, o funcionamento do programa, como são recrutados os agentes comunitários e como eles atuam para mediar os conflitos e solucionar problemas da própria comunidade.

Depois da exposição das magistradas, a comitiva assistiu a um esquete de teatro simulando, de forma cômica, uma mediação. A comitiva visitou estandes com fotos de vários eventos e atividades do programa, assistiu a uma apresentação dos já obtidos pelo Justiça Comunitária  e ouviu depoimentos de alguns agentes.

Além das juízas, estiveram presentes à visita Roberta Tiemi Saíta, representante da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Tatiana Carvalho, chefe de gabinete da 2ª Vice-Presidência, e Adriana Salerno, assessora do desembargador Roberval Belinati.

Na terça-feira, (7), a comitiva conheceu o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis de Brasília e o Programa Justiça Restaurativa, no Núcleo Bandeirante.

Do TJDFT