Justiça Comunitária promove curso de mediação de conflitos em escolas

Você está visualizando atualmente Justiça Comunitária promove curso de mediação de conflitos em escolas
Compartilhe

O Programa Justiça Comunitária (PJC) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) está promovendo, em Ceilândia, o curso “Mediação de Conflitos Aplicada no Contexto Escolar”. As aulas, iniciadas no início do mês (7/5), seguem até o dia 16/6, no Centro de Ensino Fundamental 20, tendo como público-alvo agentes comunitários de justiça e cidadania e membros do Círculo da Paz, que representam os segmentos da comunidade escolar (pais, professores, funcionários, direção, alunos).

A programação do curso traz temas como: ideologias, culturas, comunicação não-violenta, ações de promoção da paz, conflitos e seus aspectos positivos e negativos, meios alternativos de resolução de conflitos, fases e técnicas da mediação, entre outros. Através de exposições dialogadas, debates e outras técnicas, a atividade pretende levar ao ambiente escolar, além de novos conceitos sobre mediação de conflitos, oportunidades de reflexão sobre identidade, necessidades individuais e relacionamentos. Ao final, será proposta a elaboração, em grupos, de um projeto para o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção da paz na escola.

Desde 2013, o Justiça Comunitária desenvolve o Projeto Vozes da Paz em escolas da Ceilândia. Por meio de diversas atividades, o projeto tem como principal objetivo a construção da cultura de paz, estimulando a democratização do espaço escolar e propagando a mediação como forma de resolução de conflitos.

Fonte: TJDFT