Justiça Comunitária é apresentado no Festival Lixo e Cidadania

Compartilhe

O Projeto Fênix, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) foi tema de oficina no Festival Lixo e Cidadania 2013, realizada em 30 de outubro em Brasília. A iniciativa é voltada à capacitação de catadores de materiais recicláveis nas atividades do Programa Justiça Comunitária da corte distrital: educação para os direitos, animação de redes sociais e mediação comunitária.

A servidora do TJDFT e assistente social Ludmila Suaid representou as juízas Glaucia Falsarella e Carla Patrícia na exposição das ações que visam fortalecer o protagonismo cidadão nas comunidade e desenvolver as capacidades dos agentes de lidar com os conflitos de forma pacífica e solidária. Um público de 50 pessoas, entre catadores de todo o Brasil, e representantes de organizações sociais participaram da oficina, que apresentou os objetivos e resultados do Projeto Fênix.

Entre os participantes da oficina estava o sociólogo Leonardo Boff que, ao final, elogiou a iniciativa e demonstrou interesse em replicar o projeto em Petrópolis (RJ), onde atua junto às comunidades carentes.

No primeiro semestre deste ano, o Fênix capacitou 37 catadores de cooperativas do Distrito Federal. Eles tiveram acesso a informações sobre seus direitos como trabalhadores, bem como sobre benefícios sociais e previdenciários. Em animação de redes, aprenderam como realizar ações em parceria com a rede de serviços existentes no DF e foram estimulados a se unirem na busca de soluções para seus problemas. Por fim, em mediação comunitária, debateram sobre as possibilidades de resolverem seus conflitos sem o uso da violência, privilegiando o fortalecimento do diálogo. Equipes multidisciplinares das universidades parceiras também foram capacitadas para dar o suporte aos catadores na inclusão cidadã da comunidade.

Voluntarismo – O Projeto Fênix é resultado de parceria entre o TJDFT – por meio do Programa Justiça Comunitária e da Coordenadoria de Gestão Social Ambiental (Cogesa) –, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF (Sedest), da Central das Cooperativas de Catadores de Resíduos do DF (Centcoop), da Universidade de Brasília e do Iesb. Todos os parceiros atuam de forma voluntária. Uma nova turma com 40 vagas está com as inscrições abertas. Os encontros estão previstos para 9 e 23 de novembro e 7 de dezembro, na Escola da Justiça Comunitária, no Fórum de Taguatinga.

O Festival Lixo e Cidadania 2013 realizado no DF reuniu, pela primeira vez, cerca de 1,5 mil catadores de todo o país para debaterem temas como sustentabilidade, educação ambiental, inclusão social e produtiva, gestão integrada e logística reversa para resíduos sólidos. Autoridades da esfera federal e distrital apresentaram e discutiram com o público as propostas de políticas públicas para a categoria.

Fonte: TJDFT