O corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, abriu, na segunda-feira (24/4), os trabalhos de inspeção ordinária que acontece até quarta (24/4) no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). O evento aconteceu no Salão Pleno do Palácio da Justiça, com a presença do presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr., que deu as boas-vindas ao ministro Luis Felipe Salomão e à toda a equipe.
Ao abrir os trabalhos, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, saudou o presidente do TJES e destacou o comprometimento da diretoria do tribunal para aperfeiçoar o atendimento aos cidadãos. Ele afirmou ainda que a inspeção tem o objetivo de contribuir para a solução de problemas que o órgão esteja enfrentando. “Embora as correições e as inspeções sejam o pulmão das atividades da Corregedoria Nacional, a nossa atividade não se limita a isso, tampouco à atividade puramente disciplinar. A corregedoria tem essa função de reger em conjunto, ajudar na gestão do tribunal e é com esse espírito que nós temos feito esse trabalho correicional”, reforçou o ministro.
O presidente do TJES enalteceu o trabalho realizado pela Corregedoria Nacional e pelo CNJ, que mostra o rumo a ser traçado, ajuda a enxergar o que precisa ser feito e é muito bem recebido pela Justiça capixaba. “O CNJ vem há muito tempo disciplinando os rumos da Justiça brasileira. Durante muito tempo, preocupou-se com a prestação jurisdicional, que é, absolutamente, a nossa função”, disse.
O desembargador acrescentou que a preocupação com a prestação jurisdicional precisa estar aliada à preocupação com critérios de gestão e condução do tribunal. “Sem essa preocupação, a prestação jurisdicional não é totalmente adequada, é atrasada e, às vezes, não é aquela que reflete a melhor gestão de recursos públicos e de recursos humanos na tutela jurisdicional”, complementou.
Inspeções
Essa inspeção é a 24.ª feita nas cortes estaduais na gestão do ministro Luis Felipe Salomão. De acordo com a Portaria n. 2/2024, neste primeiro semestre de 2024, a Corregedoria Nacional de Justiça ainda fará inspeção na Corte de Santa Catarina. Nos dias em que permanecer no Espírito Santo, o corregedor nacional também cumpre agenda que prevê encontros com o governador, Renato Casagrande, e com representantes da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
Agência CNJ de Notícias, com informações do TJES