Nas quatro edições do Mutirão do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) na Comarca de Patos (PB), foram arrecadados quase R$ 8,2 milhões para indenizar as vítimas de acidente de trânsito. Os dados do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) indicam que, apenas na última edição, de 31 de agosto a 2 de setembro, foram arrecadados cerca de R$ 900 mil reais.
Ao longo das edições, mais de 2,4 mil pessoas fizeram acordos com a Seguradora Líder, empresa responsável pelo pagamento do Seguro DPVAT no país, o que corresponde a uma taxa aproximada de 80%. O diretor do Núcleo de Conciliação, desembargador Leandro dos Santos, elogiou a estrutura e organização do evento e ressaltou que a conciliação é a forma mais rápida de se fazer e obter justiça.
Ele destacou que as edições do esforço concentrado fazem parte do cronograma do núcleo. “Os mutirões continuarão, anualmente, tanto nas comarcas de Patos quanto em João Pessoa e Campina Grande, bem como em outras comarcas do estado”, disse o desembargador.
Em Campina, o Mutirão DPVAT será realizado de 20 a 23 de setembro, no ginásio de esportes ‘Evanilson Menezes’, Bairro da Liberdade. Na capital, ocorrerá durante a Semana Nacional da Conciliação, de 21 a 25 de novembro.
Quem pode receber – O DPVAT é um seguro de cunho social, criado com o intuito de amparar vítimas de acidentes e seus familiares, indenizando-os em caso de invalidez permanente ou morte, e por despesas eventuais decorrentes de qualquer acidente de trânsito ocasionado por veículos automotores de via terrestre ou por suas cargas, pessoas transportadas ou não. Não importa se a vítima é condutora, passageira ou pedestre. Todas têm direito ao Seguro DPVAT.
Fonte: TJPB