Julgamentos acompanham processos

Compartilhe

A demanda processual no Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), no primeiro semestre de 2012, foi superior em cerca de 30% aos meses de janeiro a junho de 2011. No entanto, cresceu em torno de 15% o volume de processos julgados, em comparação com o mesmo período.  Os dados são da Divisão de Dados Estatísticos do Tribunal e foram obtidos com base nos números da demanda processual e dos julgamentos dos órgãos da Justiça de 2º grau – Pleno e câmaras cíveis e criminais.  

Tanto no primeiro semestre de 2011 quanto no primeiro semestre de 2012, o Tribunal julgou mais processos do que foi distribuído. De janeiro a junho do ano passado foram distribuídos 6.856 casos novos e julgados 7.944.  No mesmo período deste ano, ingressaram 8.915 novas ações judiciais e foram julgadas 9.194. Isso significa que além dos processos distribuídos no período foram julgados também processos remanescentes de anos anteriores.

Para o presidente do TJMA, desembargador Antonio Guerreiro Júnior, os números são bastante significativos, porque sinalizam esforço contínuo da magistratura de 2º grau no sentido de melhorar sua produtividade.  “Cada vez mais o Judiciário terá de buscar meios de ajudar os desembargadores nessa tarefa, sobretudo em razão da intensa carga processual e cobranças por eficiência. Não vejo outra saída à vista senão investir em informática e, em breve, no processo eletrônico do Tribunal”, analisa.

Demanda – A demanda média na área cível foi de 1.180 processos ao mês em 2012 e se manteve superior ao quantitativo mensal de processos recebidos em 2011, época em que a média era somente 820 processos ao mês. Em comparação com igual período do ano anterior, a demanda de processos cíveis foi superior em cerca de 30%.

Na área criminal, com uma média de 307 processos ao mês, o número de processos recebidos mensalmente este ano se aproximou do número de processos recebidos no ano passado, quando a média foi de 323 processos ao mês.

Do TJMA