Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região que atuam nos estados de Rondônia e Acre foram capacitados para a versão 1.5 do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) e sua integração com o e-Gestão, nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2015 em Porto Velho, Rio Branco e Ji-Paraná. O curso teve como objetivo dotar os servidores que atuam diretamente com o sistema do PJe-JT de conhecimentos mais específicos, além da básica utilização para que possam desenvolver suas atividades diárias com mais facilidade.
Além disso, os servidores conheceram as novidades da nova versão, tais como as regras de negócio do manual do e-Gestão e os lançamentos processuais que computam os dados estatísticos e monitoramento de desempenho no sistema, com ênfase nas Metas Nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Justiça em Números e PEP 2015-2020.
A aplicação do curso foi destacada pela servidora Renata Alencar Guimarães, assistente de juiz da 1ª Vara do Trabalho de Rio Branco. “O curso foi importante para que os servidores realizem corretamente os lançamentos no PJe-JT, que impactarão no e-Gestão”, disse. Já a servidora Wanilda Gomes, assistente da 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho, demonstrou otimismo ao falar que o curso vem aperfeiçoar o conhecimento já obtido.
Qualidade nos serviços – Para o diretor de secretaria da 3ª VT de Rio Branco, Samuel Figueiredo, o curso foi satisfatório e os conteúdos, muito úteis para uma melhor gestão na unidade. “O beneficiário final é o jurisdicionado, que terá garantia e maior qualidade nos serviços”, afirmou a servidora Cláudia Lorena Franco, assistente de juiz da 1ª VT de Porto Velho.
Os participantes do curso tiveram oportunidade de adquirir mais conhecimento do trabalho, comparar o que eles estão fazendo e o que passarão a fazer para efetuar o lançamento no e-Gestão com mais eficiência, observou Maria José Correia, diretora de Secretaria da 1ª Vara do Trabalho de Porto Velho, instrutora do curso em Porto Velho. Para Alessandra Felizardo, assistente de secretário da Secretaria de Corregedoria Regional, que ministrou o curso em Rio Branco, a perspectiva é de que a partir de agora haja uma melhora nos indicadores, e que eles reflitam nas estatísticas e nos prazos médios das Unidades Jurisdicionais”.
Reflexo do trabalho – Nas unidades do interior de Rondônia, a integração do PJe-JT e do e-Gestão permitiu que os servidores pudessem ver qual o reflexo do seu trabalho na apuração dos dados do e-Gestão, explicou Ronaldo Rodrigues, assistente de diretor de Secretaria da 2ª Vara do Trabalho de Ariquemes, que ministrou o curso em Ji-Paraná. Segundo a chefe da Seção de Aperfeiçoamento e Capacitação de Servidores da Ejud, Cristina Lisboa, está prevista até outubro deste ano a aplicação do curso a outras turmas.
Nessa etapa, participaram 64 servidores nos estados de Rondônia e Acre. Ao todo, 14 magistrados também foram beneficiados pelo Cursos de Atualização do PJe-JT e e-Gestão ministrado pelo juiz do trabalho Leonardo de Moura Landulfo Jorge. Nesta quinta-feira (23/4) e sexta-feira (24/4), está sendo realizada capacitação para mais uma turma de magistrados.
Fonte: TRT14