Juizes do trabalho multiplicam a conciliação em todo o país

Compartilhe

Depois de dois dias de atividades, 89 juizes do trabalho de todo os país que participaram do Seminário sobre Conciliação na Justiça Trabalhista retornam com a missão de disseminar a idéia  

Depois de dois dias de atividades, 89 juizes do trabalho de todo os país que participaram do Seminário sobre Conciliação na Justiça Trabalhista retornam com a missão de disseminar a idéia. "Esta não foi uma viagem de aprendizado pessoal, é uma viagem para distribuição coletiva", diz a juíza Márcia Nery, do Tribunal Regional Trabalho da 1ª Região (RJ). A juíza diz que o seminário serviu como pedra fundamental da disseminação da cultura de paz e que a troca de experiência entre as regiões trabalhista deve pautar os novos encontros. Aspecto que foi reforçado pela participante Maria Zuila Lima, juíza do TRT 8ª Região (PA e MA): "o seminário se reveste de uma grande relevância pela oportunidade de todos trocarmos experiências", diz.

Segundo o secretário-geral do CNJ, juiz Sérgio Tejada, o Poder Judiciário tem o papel de estabelecer a paz social e o meio para isso, segundo ele, é a conciliação. "Não existe melhor meio de estabelecer a paz social do que conciliar." diz Sergio Tejada. O seminário mostrou a importância do processo de mediação para a justiça e para as pessoas envolvidas no conflito. "A conciliação traz um elemento de humanização, pois devolve ao outro o poder da palavra", diz o juiz Adilson Santos do TRT 11ª Região (AM).

A conciliação é obrigatória nos processos trabalhistas. Para o professor e juiz Flávio Higa, do TRT da 24ª Região (MS), os juizes devem sensibilizar os envolvidos no litígio para importância da conciliação. O motivo é a contribuição que a solução extrajudicial traz para o judiciário. "Talvez a conciliação seja a única saída para os grandes problemas que afligem a justiça, como a morosidade", complementa o juiz Roberto Almada, do TRT da 17ª Região (ES).

Nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/04), os magistrados tiveram contato com dez palestrantes, receberam dezesseis horas de capacitação e conheceram experiências concretas que poderão ser disseminadas.