Foram realizadas, entre os dias 20 e 30 de novembro, as fases de audiência e julgamento do Juizado Especial Federal Itinerante de Araguatins (TO). Durante o esforço concentrado, que aconteceu na Câmara Municipal da cidade, foram ajuizados 2.167 processos e efetivadas mais de 1.700 audiências, o que resultou no percentual de acordos em torno de 59%, com a liberação de mais de quatro milhões de reais em Requisições de Pequeno Valor (RPVs).
A região conhecida como “Bico do Papagaio” é considerada uma das mais carentes e distantes da capital do estado. O evento foi coordenado pelo juiz federal Diogo Souza Santa Cecília, da 3ª Vara da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), e teve participação dos juízes federais Adelmar Aires Pimenta da Silva, da 2ª Vara/TO; Hugo Leonardo Abas Frazão, da Subseção Judiciária de Tucuruí, no Pará; Georgiano Rodrigues Magalhães Neto, da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Imperatriz, no Maranhão, e Ana Carolina de Sá Cavalcanti, da 1ª Vara da Subseção Judiciária de Araguaína/TO.
O Itinerante da Justiça Federal contou com a colaboração de diversos órgãos, dentre eles a Procuradoria Federal no Estado do Tocantins (PF/TO), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), a Prefeitura e a Câmara Municipal de Araguatins. Os 400 processos que não foram apreciados no período serão julgados em Palmas (TO).
Fonte: TRF1