Juizado da Mulher de PE completa cinco anos de atuação na próxima semana

Compartilhe

Com o objetivo de celebrar seus cinco anos de existência, aliado à comemoração do Dia Internacional da Mulher, o 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (1° JVDFM) de Pernambuco realiza, no período de 5 a 9 de março, uma série de eventos na sede da unidade, localizada na Rua Dom Manuel Pereira, em Santo Amaro. As comemorações acontecem das 8h30 às 11h.

Durante a semana, haverá apresentação de vídeos, discussões sobre a questão de gênero, e a organização de um grupo de reflexão com homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher voltadas para o público usuário dos serviços. Além disso, será feita a distribuição de panfletos informativos a respeito da Lei Federal de n° 11340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, com a disponibilização dos números de telefones de órgãos e instituições que compõem a Rede de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência.

De acordo com a juíza titular do 1° JVDFM, Maria Thereza Machado, a expectativa para esse evento é divulgar como foram os últimos cinco anos de atuação da unidade. “Nós queremos realizar uma maior divulgação do nosso trabalho, explicar como funciona o Juizado, quais são as medidas preventivas e como a mulher pode fazer para se proteger”, afirma Maria Thereza.

O Juizado da Mulher realiza ações tais como palestras em instituições e escolas públicas a respeito da Lei Maria da Penha. Além disso, a unidade conta com um grupo de acompanhamento psicossocial destinado a autores e vítimas de violência. Nos encontros, são apresentadas algumas informações sobre a violência, estatísticas, depoimentos e dúvidas a respeito da Lei Maria da Penha.

A equipe do Juizado é composta pela juíza Maria Thereza Machado, pelo promotor de justiça João Maria Rodrigues Filho, pela defensora pública Virgínia Moury Fernandes, e por quatro psicólogas e três assistentes sociais.

Início – Criado em 2007, o 1° Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Estado de Pernambuco tem como objetivo ajudar na redução da violência contra a mulher, baseando-se na Lei Maria da Penha, aprovada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto de 2006. Desde então, já foram mais de cinco mil processos em tramitação no Estado. De acordo com dados do 1° JVDFM, cerca de 200 novos casos chegam a cada mês.

Serviço

1° Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 170, no bairro de Santo Amaro
Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 13h
Telefone: 3222-5034

Do TJPE