Juizado da Infância e da Juventude realiza inspeção no Cesein

Compartilhe

A coordenadora do Juizado da Infância e Juventude de Macapá e titular da Área de Políticas Públicas e Execução de Medidas Socioeducativas, juíza Stella Simonne Ramos, realizou mais uma inspeção de rotina no Núcleo de Medidas Socioeducativas de Internação Masculina (Cesein), no Amapá. Foram inspecionadas as instalações do Centro de Internação, onde se constatou irregularidades como a falta de iluminação noturna, tanto na área interna quanto nos pavilhões onde os socioeducandos estão alojados. O problema tem facilitado fugas constantes.

Apesar de a segurança nas guaritas ser feita por policiais militares, a área interna é espaçosa e, associada com a falta de iluminação, pode facilitar ainda mais as fugas. Segundo alguns monitores, é comum a realização da ronda noturna com o uso de lanternas. A juíza examinou os três pavilhões, com seis celas cada. A magistrada confirmou o precário estado de algumas celas. Um dos casos de maior gravidade foi constatado na cela de adaptação. Em visitas anteriores, o local já havia sido interditado, contudo, a magistrada deparou com um adolescente na cela, determinando a transferência imediata para cela mais apropriada.

Apesar de tudo, os socioeducandos não perdem a motivação. Alguns, com habilidades adquiridas em cursos realizados na unidade sobre como manusear papel, desenvolvem trabalhos de valor artístico. A juíza ficou satisfeita ao ver os origamis feitos por alguns deles. “São verdadeiras obras de artes e merecem ser mostradas ao público. Vamos estudar a possibilidade de realizar uma exposição no Fórum de Macapá”, disse a magistrada.

Fonte: TJAP