Judiciário fluminense faz 39% de acordos em três dias

Compartilhe

 

Nos três primeiros dias da Semana Nacional da Conciliação, o Poder Judiciário do Rio realizou 6.089 audiências, obtendo 2.414 acordos entre as partes que ajuizaram ações em todas as serventias judiciais do Estado, o que representa  um índice de 39% de consenso.  

A Semana Nacional da Conciliação é promovida em seu segundo ano pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país, com o objetivo de diminuir o tempo do litígio entre as partes e reduzir o número de processos no Judiciário. A conciliação é um meio de resolução de conflitos em que as partes confiam a um conciliador a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo. No ano passado, das 800 audiências realizadas, o TJ conseguiu 60% de acordos.

A Semana da Conciliação no TJRJ termina neste sábado (8/12), data em que se comemora o Dia da Justiça. Embora seja feriado para o Judiciário, o Fórum Central, na Avenida Erasmo Braga, 115, estará aberto das 9h30 às 16h30, para a realização de 2.176 audiências de conciliação em ações dos Juizados Especiais Cíveis (JECs) da Barra da Tijuca, Penha, Bonsucesso, Bangu/Realengo, Teresópolis e dos 3º e 27º JECs (Centro). As audiências, que seriam realizadas somente em fevereiro, foram antecipadas para o Dia da Justiça.

Autores e réus dos processos, a maioria empresas prestadoras de serviços, foram intimados a comparecer ao Fórum do Rio. Além de serventuários da Justiça, 200 juízes estarão trabalhando em prol da conciliação. Segundo o juiz Flávio Citro, coordenador do movimento no TJ e titular  do 2º Juizado Especial Cível da capital, a expectativa é de que sejam realizadas durante a Semana da Conciliação cerca de  5.000 audiências e 40 a 50% de acordos.

"Ano passado nós fizemos 60 % de conciliação, uma quantidade de 800 processos. Isso nos estimulou. Durante essa semana mais ou menos 5.000 audiências serão realizadas, sendo 2.000 só no sábado. Nós aumentamos o número de audiências porque trouxemos processos que só seriam solucionados no ano que vem. Nós temos a expectativa de 40, 50 % de conciliação e com isso criamos espaço para a solução de outros problemas", afirmou Flávio Citro.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do TJRJ)