Dando sequência à programação do Junho Ambiental, acontece nesta quinta-feira (20/6) a quarta edição do Drive-Thru de Coleta Seletiva Solidária, das 12 às 17h30, no estacionamento do Tribunal de Justiça do Tocantins ( TJTO), em Palmas. A iniciativa é em parceria com a Rede TO Sustentável, coordenada pelo Poder Judiciário do Tocantins, e visa recolher o maior número possível de materiais recicláveis.
O Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária é voltado a servidores, magistrados e colaboradores e é também aberto ao público em geral. De acordo com a Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa), nas três edições anteriores (2021, 2022 e 2023) foram arrecadadas 5,4 toneladas de resíduos recicláveis.
Podem ser doados: potes de vidro, latas e caixa de leite, papel, papelão, óleo de cozinha usado, resíduos eletrônicos, eletrodomésticos, plástico (garrafas PET, sacolas, canos de PVC, embalagens) e metal. Não serão recolhidos lixo orgânico, pilhas, baterias, pneus, lâmpadas, toners ,resíduos hospitalares e lixo químico ou tóxicos.
Todo material arrecadado será doado ao Instituto Natura Vida (INA) e a Cooperativa de Trabalho de Materiais Recicláveis do Tocantins (Cooperam).
Junho Ambiental
O Junho Ambiental é uma ação do Plano de Logística Sustentável para cumprimento da agenda ambiental do TJTO em comemoração ao mês do meio ambiente. São ações de capacitação, sensibilização, ações sustentáveis e de responsabilidade social realizadas durante todo o mês de junho de 2024.
O projeto tem o objetivo de capacitar e sensibilizar magistrados, servidores (as), estagiários (as), voluntários (as) e sociedade em geral sobre os temas e indicadores tratados no Plano de Logística Sustentável e na Resolução CNJ 400/2021 e na Agenda 2030 da ONU, tais como sustentabilidade, recursos administrativos, acessibilidade e inclusão, responsabilidade social, qualidade de vida, dentre outros.
Rede TO Sustentável
Coordenada pelo TJTO, a Rede TO Sustentável é composta pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Agência Tocantinense de Saneamento (ATS); Prefeitura de Palmas; Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Estadual do Tocantins (Unitins); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Defensoria Pública Estadual (DPE); Ministério Público do Tocantins (MPE); Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Energisa.