Judiciário tocantinense inicia atendimento com Balcão Virtual

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Foto: TJTO
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Atendimento rápido, sem burocracia com as unidades do Judiciário de 1° Grau, falando diretamente nas comarcas com equipes das varas, juizados e Centro de Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e sem sair de casa. Isso já é possível por meio do Balcão Virtual, implantado pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) em cumprimento à Resolução nº 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que já foi . A medida torna permanente o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da Justiça às secretarias das Varas em todo o país.

Para ser atendido no Balcão Virtual do TJTO é rápido e simples. Basta acessar o Portal do Poder Judiciário do Tocantins e clicar no balãozinho de conversa, no canto inferior da página. Lá, a pessoa se identifica com nome e e-mail e escolhe a unidade da qual precisa de informações. E um profissional do Tribunal estará a postos para tirar as dúvidas por meio de chat de conversa e sistema de videoconferência.

“O Balcão Virtual é uma forma de disponibilizar um serviço de atendimento remoto às partes, advogados e a qualquer interessado nos processos físicos ou eletrônicos em tramitação nas unidades judiciárias de 1° Grau do Tocantins. O acesso se dá por meio de uma plataforma de mensagem e videoconferência com objetivo de tornar mais ágil o atendimento do Judiciário, através das escrivanias, aos cidadãos”, explica o juiz auxiliar da Presidência Manuel de Farias Reis Neto.

O magistrado ressalta que, de acordo com a Resolução do CNJ, o Balcão Virtual não substitui o sistema de peticionamento dos sistemas de processo eletrônico adotados pelos tribunais, sendo vedado o seu uso para o protocolo de petições, assim como não é aplicável aos gabinetes dos magistrados.

Para o funcionamento da nova modalidade de atendimento no TJTO, o diretor de Tecnologia da Informação, Ernandes Rodrigues da Silva, explicou que foi realizada a instalação e configuração de ferramenta de comunicação, com link disponibilizado no Portal do TJTO. Todas as unidades judiciárias do Tocantins foram cadastradas na ferramenta e os juízes e juízas responsáveis indicaram as equipes que fazem o atendimento nela. O atendimento é realizado em tempo real, das 12h às 18h, se assemelhando ao presencial, que ocorre nos balcões físicos das comarcas.

Fonte: TJTO