O Núcleo de Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça do Maranhão (NPE/TJMA) realizou na última sexta-feira (11) um ciclo de reuniões com diretores, coordenadores e assessores-chefes responsáveis pelo planejamento estratégico do Poder Judiciário maranhense para auxiliar na definição das metas a serem alcançadas em 2011. As reuniões aconteceram na sede do TJMA, em São Luís.
Como resultado dos trabalhos será elaborada uma portaria publicando as metas definidas, que serão utilizadas para o pagamento da Gratificação por Produtividade, instituída pelo Tribunal para dar mais agilidade aos serviços prestados pelo Poder Judiciário, oferecendo contrapartida aos servidores pelos esforços empreendidos.
Com a definição das metas o Judiciário consolida um modelo de gestão pautado no planejamento, que refletirá em melhores serviços à sociedade. Um exemplo são os recursos e petições protocolados no Tribunal, que passarão a contar com prazos estabelecidos para movimentação.
“As metas acompanham a nova realidade trazida pelo planejamento estratégico e estão relacionadas com ações de melhoria do atendimento ao cidadão. Com as metas vamos dar celeridade aos procedimentos e alcançar a eficiência no oferecimento dos serviços da Justiça”, destacou a coordenadora do NPE, juíza Sônia Amaral.
Durante as discussões foram apresentados os resultados já consolidados pelas unidades e os objetivos pretendidos para este ano. Os gestores expuseram a situação atual de seus setores e demonstraram comprometimento na busca dos índices estabelecidos. A partir do contexto apresentado, foram estabelecidos prazos para realização dos procedimentos internos.
CELERIDADE – Para desempenhar bem suas funções o TJMA necessita dos serviços prestados e bens fornecidos por terceiros. Buscando dar mais celeridade às ações de contratações o Tribunal vai melhorar os processos internos, estabelecendo prazos-padrão para a realização de atividades relacionadas às contratações. Com isso, os atos relacionados ao processo licitatório atenderão prazos e critérios de elaboração estabelecidos.
Questões relacionadas aos servidores também foram destacados. O objetivo é dar mais rapidez ao atendimento de requerimentos e atos relacionados aos direitos dos servidores, a exemplo das licenças, dos adicionais e das progressões. Outras metas estabelecidas foram proporcionar o aumento do atendimento dos serviços de saúde e garantir continuidade à política de capacitação dos servidores.
Com as metas, o Tribunal visa priorizar procedimentos e estabelecer prazos para realização das suas atividades, evitando demoras desnecessárias na tramitação dos procedimentos internos com a finalidade de prestar um serviço mais ágil à população.
Ao final dos trabalhos a juíza Sônia Amaral observou que a busca das metas reflete a mudança de postura da cultura da instituição, criando uma sólida para o alcance da excelência dos serviços da Justiça. “O planejamento está permitindo avanços e alterando a maneira de gerir os recursos públicos”, concluiu a coordenadora.
Fonte: Assessoria de Comunicação TJMA