O Judiciário acreano deu início na segunda-feira (7/3) à 4ª edição da campanha Semana pela Paz no Lar. A iniciativa busca conscientizar a sociedade da gravidade do problema da violência doméstica e é executada com a participação das cortes estaduais de Justiça. A programação começou às 9 horas, no Fórum Criminal Lourival Marques de Oliveira, com apresentação do grupo teatral Orejanas e a distribuição de cartilhas e folders educativos.
Após a abertura, ocorreu mutirão de audiências de retratação e instrução e julgamento, pela Vara de Proteção à Mulher da Comarca da Capital. Ao todo, estão pautadas 263 audiências em processos envolvendo crimes contra a mulher. Três juízas conduzirão os trabalhos, junto à equipe de assessores e servidores.
Ao mesmo tempo, 40 mulheres em situação de risco (que figuram como vítimas em processos de violência doméstica) deverão assistir à palestra “Mulher, não se cale”, ministrada pela psicóloga da Vara de Proteção à Mulher, Cleudina Gomes. O objetivo é a sensibilização das participantes para que não silenciem sobre quaisquer agressões que venham a sofrer, bem como busquem a imediata proteção de seus direitos junto à Justiça e demais órgãos que integram a rede estadual de proteção à mulher.
As atividades da 4ª Semana Pela Paz no Lar incluem ainda a disponibilização de serviços gratuitos de maquiagem e corte de cabelo, a realização de palestra de conscientização sobre a violência doméstica e um júri de crime contra a mulher.
Visibilidade – Encerrando o cronograma de atividades, na sexta-feira será realizado o passeio ciclístico “Mulheres do Judiciário – Pedalando Pela Paz”, que envolverá magistradas, assessoras e servidoras em movimento com o objetivo de dar maior visibilidade à causa da erradicação da violência doméstica. A largada será às 8h30, na sede administrativa do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), e com concentração a partir das 7h. O passeio ciclístico terá o apoio da Federação Acreana de Ciclismo e do Grupo Aerobikes do Acre.
Fonte: TJAC