Judiciário amazonense estuda implantação de projetos sustentáveis

Você está visualizando atualmente Judiciário amazonense estuda implantação de projetos sustentáveis
Compartilhe

Está em curso análise de projeto de eficiência energética e energia limpa no prédio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A ação será desenvolvida em parceria com a empresa privada. O corregedor-geral de Justiça, desembargador Aristóteles Lima Thury, e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral, Adalberto Carim Antonio, levaram ao presidente do tribunal, desembargador Flávio Pascarelli, pedido para realização de diagnóstico energético.

Segundo o desembargador Thury, o Poder Judiciário do Amazonas não arcaria com nenhuma despesa, sendo o investimento oriundo de recursos do Programa de Eficiência Energética da Eletrobrás (PEE), que disponibiliza o valor de R$ 8 milhões para investimentos na estrutura da energia sustentável em edifícios públicos no país.

“A instalação dos painéis solares traz muitas vantagens, pois eles são energia 100% limpa em comparação a outros tipos. Sua utilização pode diminuir em 50% o valor gasto com consumo da energia comum, o que é seria um ganho enorme para a administração do Tribunal do Estado do Amazonas”, explicou o corregedor-geral de Justiça.

A ideia, diz Thury, é não se limitar aos prédios do Judiciário da capital. “Queremos avaliar e implantar o piloto na sede e depois expandir esse projeto, com o apoio da presidência do TJAM. A pretensão é de que o desembargador Pascarelli inaugure um Fórum no interior do estado sustentado unicamente por energia solar”, declarou.

O juiz corregedor-auxiliar chamou a atenção para o impacto das atividades do edifício sede no ambiente. “É interessante denotar que um edifício, como o do Judiciário, exerce muita pressão sobre a natureza e pode, de acordo com as diretivas do Conselho Nacional de Justiça e com o próprio escopo do Núcleo de Sustentabilidade, optar por uma energia alternativa, que vai evitar, inclusive, a emissão de gases do efeito estufa”, explica Adalberto Carim.

 

Fonte: TJAM