Judiciário do Tocantins faz primeiro despacho digital em processo eletrônico

Compartilhe

 

Totalmente integrada às novas tecnologias e a era digital, o Tribunal de Justiça do Tocantins realizou esta semana o primeiro despacho em um processo eletrônico na justiça comum.

O despacho foi feito pelo Juiz Titular da 2a. Vara Cível de Palmas, Luis Otávio de Queiroz Fraz, e ocorre apenas quatro dias após a assinatura do convênio para implantação do processo eletrônico na Corte tocantinense.

Em poucos minutos, o magistrado fez o despacho reduzindo tempo, eliminando burocracia, custos e propiciando agilidade ao processo. Para o juiz Luis Otávio de Queiroz Fraz, o novo sistema é um marco para o Judiciário do Tocantins “pois a  população e os operadores do Direito serão beneficiados diretamente com a iniciativa”.

– O processo eletrônico significa um avanço importante que trará a celeridade fundamental para o processo”, ressaltaLuis Otávio.

O diretor de Tecnologia da Informação do TJTO, Pedro Vieira, informou que até o final desta semana todas as Varas Cíveis do Judiciário em Palmas estarão funcionando com o novo sistema.

Em dezembro, o processo eletrônico dever ser implantado em todas as 42 Comarcas do Tocantins. Para que os profissionais envolvidos possam utilizar o novo sistema, o Tribunal de Justiça do Tocantins está realizando a certificação digital de desembargadores e juízes.

 

Fonte: TJTO