A Semana Nacional de Conciliação se encerrou na sexta-feira (27/11) com 1.211 atendimentos no mutirão de solução alternativa de conflitos entre consumidores e empresas promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Em cinco dias, uma tenda de 400m² e um ônibus da Justiça instalados em frente ao Fórum Central do tribunal, no Centro do Rio, receberam consumidores das 11h às 17h para celebrar acordos extrajudiciais – com as 30 empresas participantes do projeto – e evitar a judicialização.
Segundo o coordenador do Centro Permanente de Conciliação dos Juizados Especiais (CPCJEC), juiz Flávio Citro, cerca de 71% de acordos foram celebrados até sexta, sendo que o maior índice foi obtido pela Claro/Embratel. Já no mutirão de conciliação judicial, promovido dentro do Fórum, no Centro Permanente de Conciliação, foram realizadas 2.058 audiências ao longo da semana, com 78% de acordos. Participaram do mutirão as empresas Telemar, Claro/Embratel, Unimed, Ponto Frio, Casas Bahia, Ricardo Eletro, Americanas, Light, Estácio, Vivo, Nextel, TIM, CEG e SKY, além de instituições bancárias.
Foi analisada uma média de 400 processos por dia. Nessa modalidade, os juízes intensificam a realização de audiências para resolver o maior número possível de processos já existentes, com o objetivo de reduzir o volume de ações em trânsito nos juizados. Segundo dados da Diretoria-Geral de Apoio aos Órgãos Jurisdicionais (DGJUR), em todo o estado foram realizadas 27.565 audiências nos mutirões de conciliação judicial, que resultaram em 6.521 acordos. A Semana Nacional de Conciliação é coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Fonte: TJRJ